Indicador do setor mostra volta do otimismo

De acordo com o levantamento, 90% dos corretores acreditam que a economia ficará melhor (45%) ou pelo menos estável (45%) nos próximos seis meses

O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS), medido através de pesquisa realizada pela Federação dos Corretores, a Fenacor, na última semana de novembro, indica que o mercado de seguros está mais otimista, seja em relação ao desempenho da economia, à rentabilidade e ao faturamento do setor. Foram entrevistados corretores de seguros, seguradores e resseguradores, informa o consultor Francisco Galiza.

De acordo com o levantamento, 90% dos corretores acreditam que a economia ficará melhor (45%) ou pelo menos estável (45%) nos próximos seis meses, enquanto 10% temem um quadro pior.

Já entre os seguradores, 55% enxergam um quadro favorável para o crescimento da economia no próximo semestre e 5% projetam, inclusive, um cenário “muito melhor”. Outros 22% trabalham com a possibilidade de uma estabilidade e 18% temem um agravamento, com queda na economia.

Tanto em relação ao faturamento quanto à rentabilidade do mercado, 40% dos corretores entrevistados projetaram um quadro de crescimento e 50% responderam que não deverá haver variações em relação ao cenário atual. Também neste caso, 10% demonstraram pessimismo, aguardando até mesmo queda do faturamento.

Faturamento do setor:

Fonte: Galiza

Os seguradores estão mais otimistas no que concerne ao faturamento, sendo que 68% acreditam em melhoria do quadro atual e 18% na estabilidade. Apenas 14% temem um cenário pior. Quanto à rentabilidade, as respostas dos seguradores foram mais conservadoras: 50% projetam estabilidade, 27% um crescimento e 23% queda.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS