IRB Brasil Re lança serviço de inteligência de dados com alta de 30,3% na compra de resseguro até setembro

IRB+Inteligência oferece ao mercado, por meio de plataforma aberta e boletim mensal, informações e estatísticas para a compreensão do comportamento do setor, com base em dados públicos da Susep 

Os prêmios cedidos às resseguradoras brasileiras cresceram 28,9% em setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, e acumulam alta de 30,3% nos nove primeiros meses de 2020 em relação a 2019. É o que mostra o Boletim IRB+Mercado, que marca, hoje (23/11), o lançamento do novo serviço de inteligência de dados do IRB Brasil RE: o IRB+Inteligência.  

O relatório aponta ainda que o prêmio emitido pelas seguradoras aumentou 17,4% em setembro, considerando o mesmo período de 2019, com crescimento de 3,6% de janeiro a setembro de 2020. “Os números indicam reaquecimento das atividades. Ter acesso à informação de qualidade e analisar comportamentos e tendências são premissas para entender como nosso segmento funciona.”, afirma o CEO e presidente do Conselho de Administração do IRB, Antônio Cássio dos Santos. 

No acumulado do ano (janeiro a setembro), o mercado segurador cresceu 3,6%, influenciado, principalmente, pelos desempenhos das linhas de negócio Rural, Patrimonial, Seguros de Pessoas e Petróleo, nessa ordem. No período, os grupos seguradores que mais emitiram prêmios foram Bradesco, Porto Seguro e Banco do Brasil. Assim como os prêmios emitidos, o resseguro cedido também registrou aumento no mês (28,9%), o que culminou no crescimento de 30,3% no acumulado do ano até setembro.

Sinistralidade – Na comparação mensal, a taxa se manteve no mesmo patamar, com as menores taxas atribuídas às linhas Riscos Diversos, Crédito e Habitacional. Porém, no acumulado do ano até setembro, o índice teve melhora de 2,1 p.p. em relação ao ano passado, impulsionado por Automóvel. Não obstante o recuo dos prêmios em seguros nesta linha, os sinistros registraram quedas mais acentuadas (-13,4%) contribuindo para o resultado do índice. Na sequência, as linhas Responsabilidades e Riscos Diversos também influenciaram na queda da taxa.

Na visão por grupos seguradores, entre aqueles com as maiores emissões de prêmios, Zurich Santander, Caixa e BB foram os que apresentaram as menores taxas no período de janeiro a setembro deste ano. Na mesma tendência, a sinistralidade cedida em resseguro apresentou melhora no acumulado no ano, com redução de 11,2 pontos percentuais.

Vida – Foi o segmento que mais contribuiu para o desempenho do mercado no mês, devido, principalmente, aos incrementos nos segmentos Prestamista (coletivo) e Vida (coletivo e individual). No acumulado do ano, a maior influência positiva foi do ramo Vida Individual, com variação de 29,3%.

Auto e danos – Em sentido contrário, a linha que mais prejudicou o desempenho do setor foi Automóvel com queda de 4,6% no acumulado até setembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Em que se pese o fato de que, em setembro, a linha registrou aumento de 3,4% em relação ao mesmo período de 2019, após cinco meses consecutivos de recuos, fartamente compensados pela queda abrupta de despesas com sinistros.

Rural, Patrimonial e Petróleo – As linhas de negócio Rural, Patrimonial e Petróleo foram propulsoras do desempenho do setor no acumulado do ano, com crescimentos de 30,8%, 14,4% e 128,8%, respectivamente. No Patrimonial, o destaque foi Riscos Nomeados e Operacionais, com evolução de 33,2%.

O Boletim IRB+Mercado resume as operações seguros e resseguros a partir dos dados públicos disponibilizados pela Susep, com foco nos seguros de danos, responsabilidades e pessoas. A análise, que será publicada mensalmente, está disponível, na íntegra, no site da companhia (www.irbre.com). No mesmo endereço, o IRB oferece ainda um painel de dados interativo, que permite fazer consultas dinâmicas aos dados. O Dashboard IRB+Mercado Segurador, como é chamado, foi desenvolvido pelo ressegurador, é gratuito, de fácil acesso e traz informações de todo o setor. 

“Esse serviço surge a partir da necessidade de prover o mercado, e todas as pessoas interessadas nele, com informações consolidadas, confiáveis e estruturadas. Desenvolvemos um painel para garantir que todos acessem de forma dinâmica e rápida os dados e oferecemos um recorte mensal”, diz o diretor de Clientes, Inovação e Marketing do IRB Brasil RE, Lucas Mello, acrescentando que o serviço ganhará outras publicações em breve. 

Sobre o Boletim IRB+Mercado

O Boletim IRB+Mercado é o relatório mensal do IRB+Inteligência. Consolida dados públicos do mercado brasileiro de seguros e resseguros a partir das bases da Susep. A análise sobre o mercado, com foco nos seguros de danos, responsabilidades e pessoas pode ser consultada no site do IRB (www.irbre.com), em IRB+Inteligência > Painel de Dados > Boletim IRB+Mercado. 

Sobre o Dashboard IRB+Mercado Segurador

O Dashboard IRB+Mercado Segurador é o painel de dados interativo do IRB+Inteligência. Desenvolvido pelo IRB Brasil RE, disponibiliza os dados históricos das operações de seguro e resseguro, com segregação por linhas de negócio, grupos seguradores e foco nos seguros de danos, responsabilidades e pessoas. É aberto, de fácil acesso e pode ser consultado no site do IRB Brasil RE (www.irbre.com), em IRB+Inteligência > Painel de Dados > Dashboard do Mercado Segurador e Ressegurador.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre seguros, previdência, educação financeira, longevidade e saúde para o blog Sonho Seguro, do qual e fundadora, e para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do SindSeg-SP, entrevistadora em eventos e podcasts, bem como palestrante sobre temas diversos que envolvem o setor de seguros. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 17 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS