Alta das taxas, disciplina na subscrição e clausulados claros são mantras dos resseguradores

Empresas realizam coletiva para substituir o tradicional evento de Monte Carlo Rendez-Vous que acontece há quase 70 anos e neste ano foi cancelado pela pandemia

As tendências em resseguros foram destaques na manhã desta terça-feira com coletivas de resseguradoras que habitualmente se reúnem em setembro há quase 70 anos no evento de Monte Carlo Rendez-Vous, que neste ano foi cancelado pela pandemia. Mas para não deixar de debater o tema, que antecede a renovação dos maiores contratos de resseguros no mundo, algumas resseguradoras realizaram coletivas para dar uma visão geral do cenário atual e o que esperam para os próximos meses. Veja abaixo um resumo:

Rating – A agência de classificação Moody’s Investors Service mudou sua perspectiva sobre o setor de resseguro global para negativa, dizendo que, apesar do aumento dos preços, “2020 parece ser outro ano decepcionante”. A Moody’s adverte que o coronavírus e outras catástrofes já esgotaram os orçamentos anuais de perdas por catástrofes de muitas resseguradoras. Diante disso, as chances de um ano lucrativo são mínimas para muitas. “Nos próximos 12 a 18 meses acreditamos que o ambiente operacional para o setor será desafiador, apesar dos preços mais fortes de resseguro”, explicou James Eck, VP- Diretor de Crédito Sênior da Moody’s.

Ainda não se sabe até que ponto as resseguros serão afetadas pela pandemia de coronavírus, mas como o evento está em andamento, muitos problemas de cobertura de lucros cessantes ainda precisam ser resolvidos, tornando a perspectiva do setor negativa.

As taxas de resseguro precisam endurecer ainda mais, acredita a Moody’s, pois até agora não são suficientemente altas para compensar os resultados voláteis do ressegurador. “Esperamos que a atual alta de preços dure até 2021, e a maioria das principais empresas espera aumentos de preços superior a 5% ou mais no ano que vem”, previu a agência de classificação.

Taxas de juros em queda, custos sociais relacionados à inflação e retrocesso de preços mais altos são desafios adicionais que as resseguradoras enfrentam agora, e Moody’s observa que o capital alternativo provavelmente continuará a se ajustar em busca de retornos mais elevados e estáveis, que poderia impactar ainda mais as capacidades e custos operacionais das resseguradoras

Além de tudo isso, a Moody’s vê as mudanças climáticas como outro desafio ao qual as resseguradoras precisam se adaptar, já que catástrofes climáticas mais frequentes estão criando “uma série de desafios de gestão de risco associados à avaliação, medição e mitigação de riscos de catástrofe, e aumentou a volatilidade dos resultados das empresas. ”

Espera-se que todos esses fatores impactem negativamente a lucratividade do setor, sugerindo a necessidade de mais taxas e mais eficiência no mercado, a fim de retornar os lucros a níveis sustentáveis ​​no longo prazo.

O que é positivo para o segmento de “seguros vinculados a títulos”, conhecido pela sigla ILS, uma vez que os fundos e investidores de ILS poderão se beneficiar da melhoria nas taxas, ao mesmo tempo em que se beneficiarão de qualquer melhoria na disciplina de subscrição que surgir. No entanto, isso poderia afetar as estratégias das resseguradoras para usar mais capital alternativo. Quando os lucros de subscrição recuam, compartilhá-los com outras fontes de capital pode não ser tão lucrativo quanto mantê-los para si mesmo.

Munich Re – A Munich Re espera perda controlada da temporada de furacões no Atlântico e da explosão do porto de Beirute, informou a resseguradora na coletiva de imprensa virtual do evento Monte Carlo Rendez-Vous. Torsten Jeworrek (FOTO), CEO de resseguro disse que nenhuma das perdas seria preocupante para a resseguradora. Com o início da temporada de furacões no Atlântico de 2020, a Munich Re ainda disse que as perdas combinadas dos furacões Hanna, Isaias e Laura em julho e agosto de 2020 não seriam particularmente significativas, com base nesta estimativa inicial ainda incerta. Quanto as perdas na explosão do porto de Beirute, Líbano, que ocorreu em 4 de agosto, a Munich Re disse que espera um impacto de baixo valor nos sinistros relacionados à explosão, principalmente da linha de negócios de resseguro de propriedade. A Munich Re também afirmou que suas perdas com a pandemia COVID-19 se desenvolveram mais lentamente no terceiro trimestre até agora, do que no início deste ano.

Swiss Re – A resseguradora prevê aumento de taxas em todas as linhas de negócios na próxima temporada de renovação e um também crescimento positivo do mercado com o aumento da demanda. Ao mesmo tempo, a resseguradora explicou que espera maior pressão no lado de subscrição do negócio para gerar lucros, tornando a disciplina e questões em torno de redações ou termos e condições fundamentais. As taxas já melhoraram, mas espera-se que isso continue, visto que a subscrição ainda não voltou a um nível sustentável de lucratividade. Uma combinação de tendências impulsiona taxas e preços, como o ambiente de taxas de juros continuamente mais baixas e a necessidade de preços para cobrir tendências de perdas. Além disso, há a pandemia COVID-19, com as perdas que ela gerou, bem como o movimento em direção a um mundo de taxas de juros ainda mais baixas por mais tempo, e coloca cada vez mais ênfase na subscrição de resseguradores como fonte de seus lucros no futuro. Estudo da Swiss Re revelou que para um retorno razoável sobre o patrimônio líquido até 2021, as seguradoras não vida reunidas no G7 devem melhorar suas margens de subscrição em entre 7 e 12 pontos percentuais para compensar o impacto dos juros mais baixos.

Riscos climáticos – A ação global para combater as mudanças climáticas é essencial para evitar que a exposição se torne sistêmica por natureza, o que pode fazer com que se torne menos segurável, de acordo com o CEO de Resseguros da Munich Re, Torsten Jeworrek. Ele destacou o medo de que o risco climático se torne menos administrável pelo seguro tradicional e resseguro. De acordo com os dados da Munich Re, as catástrofes naturais relacionadas ao clima foram responsáveis ​​por cerca de US$ 4,2 trilhões em perdas e custaram a vida de quase um milhão de pessoas desde 1980, com apenas um terço das perdas seguradas. Esses números enormes não incluem os efeitos indiretos dos riscos climáticos e meteorológicos, como quebra das cadeias de abastecimento, bancos que experimentam um aumento na inadimplência de empréstimos ou usinas de energia tendo que reduzir a produção durante uma onda de calor. Jeworrek alertou que as empresas podem não estar dando atenção suficiente às ameaças das mudanças climáticas. “Se não agirmos, o risco climático pode ser muito pior e mais difícil do que a pandemia”. Se as mudanças climáticas e o risco climático se tornarem sistêmicos, o setor de seguros e resseguros por si só pode não ser capaz de cobri-los e a assistência de governos e entidades públicas pode ser necessária. “Devemos tirar as conclusões certas disso e fazer melhores preparativos para minimizar as perdas. Como empresa, estamos fazendo a nossa parte analisando e ajudando a entender os riscos com a expertise de que dispomos, e estamos absorvendo parte deles com soluções de seguros adequadas ”, explica Jeworrek.

ILS – A pandemia e a inflação social juntas demonstraram o que pode acontecer quando os termos e condições do resseguro não são claros o suficiente, afirmou a Swiss Re na coletiva virtual realizada nesta terça-feira. Segundo o CEO de resseguro, Moses Ojeisekhoba, o mercado de títulos vinculados a seguros (ILS) experimentou os efeitos de uma falta de clareza ou ambigüidade na cobertura, por meio do aumento de perdas causado pela inflação social e também pela ameaça de perdas e garantias presas devido a negócios relacionados ao COVID-19 interrupção. “Uma coisa que vemos que é super importante é a questão de querer garantir que haja clareza”. Thierry Leger, CUO da Swiss Re explicou que o mercado de ILS tem visto alguns aumentos de preços significativos. Na Flórida, por exemplo, os aumentos de preços ficaram na faixa de 20%. Estabelecer a clareza dos termos, bem como o que está incluído e coberto nos contratos de ILS, é fundamental para manter o retorno esperado para os investidores.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS