Allianz Partners apoia o bem-estar de seus colaboradores durante o home office

Empresa adaptou comunicação, investiu em assistência psicológica, promoveu ações de reconhecimento e criou guia para liderança

Fonte: Allianz Partners

O mundo à nossa volta mudou muito em apenas três meses e as empresas precisaram se adaptar à situação. Nestes momentos, a Allianz Partners, líder em assistência 24 horas, colocou em prática diversos planos para continuar atendendo às necessidades de seus clientes e contribuir com as boas condições de trabalho de seus colaboradores, assim como com o reforço de sua cultura.

A empresa, que conta com a maior parte do quadro de colaboradores na área de atendimento ao cliente, adaptou 100% das suas operações em uma semana. “Nos bastidores, a equipe de TI, junto às outras áreas envolvidas, trabalhava o tempo todo para configurar a tecnologia que tornaria tudo possível. Os líderes e técnicos foram incansáveis e tiveram que pensar como preparar toda estrutura, em um prazo muito difícil de cumprir”, afirma Karina Bertolla, gerente de Comunicação e Treinamento Corporativo. Além disso, a Comunicação Interna foi redesenhada para desempenhar, ainda mais o seu papel essencial de engajamento em tempos de incerteza. “Nós sempre incentivamos um clima de interação, com foco no bem-estar dos colaboradores. Por isso, desenvolvemos métodos para otimizar essa comunicação, fazendo com que ela chegasse rapidamente a todos e sem obstáculos para sua leitura. E isso englobou o envio de uma carta do presidente, após todos estarem seguros em casa, a criação de um boletim extraordinário de notícias, a ‘virtualização’ de programas de reconhecimento e a criação de manuais para esse novo momento”, completa.

O ‘novo normal’ da companhia foi um divisor de águas no que diz respeito ao trabalho remoto. De acordo com a executiva, muitos colaboradores ainda não tinham experiência de trabalhar em casa e a condição atual impulsionou o desenvolvimento de um material com dicas simples e práticas de como atuar em home office. “Nós criamos um guia para o trabalho em casa, mas não com o objetivo de tentar padronizar a rotina dos colaboradores ou criar regras. Mas sim, dar dicas e lembretes para as pessoas, falar sobre a importância de pausas para o cafezinho ou o alongamento, de interagir com as crianças e ajudá-las a compreender os diversos momentos do dia. Estimulamos a integração da família em alguns programas e comunicações e compreendemos que a separação absoluta do espaço casa e trabalho não é real. Os líderes precisam ter empatia e aceitar imprevistos de forma mais natural e leve. Em linhas gerais, trabalhamos muito a confiança em nossos materiais”, destaca Karina.

O Coral Corporativo, coordenado pela regente e professora Sheila Souza, do Instituto de Voz Sheila Souza, também ganhou novos contornos. Os ensaios que o ocorriam antes ou após o expediente com 31 colaboradores, agora passaram a ser virtuais. Essa iniciativa acontece desde 2014 e é a primeira vez que acontece de maneira remota. “A atividade exige cooperação e disciplina, despertando o espírito de equipe e emoções positivas para nos conectar novamente às pessoas e ao mundo”, ressalta a gerente.

O investimento mais recente foi o programa Conte Comigo!, que oferece assistência psicológica, jurídica, financeira e social aos colaboradores, incluindo estagiários, cônjuges e filhos. A executiva ressalta que o objetivo com a iniciativa é amenizar os impactos causados pelo distanciamento social e, também, aqueles previamente existentes, como depressão, ansiedade, questões relacionadas à separação conjugal, entre outros. Tudo feito pelo telefone, gratuitamente e de forma sigilosa.

Além disso, àqueles que atuaram com tanto afinco no início desse processo de quarentena, a empresa ainda proporcionou uma ação especial. “Os profissionais de TI, Operações e Suporte Administrativo receberam em suas residências uma caixa com mimos especiais, uma carta de agradecimento assinada pelo CEO, uma bonificação e a oportunidade de celebrarem com a família em um jantar com pizza. O resultado foi surpreendente e, inclusive, os familiares se sentiram acolhidos”, finaliza Karina.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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