Série “O que mudou com o Covid-19”: Zurich Brasil

O blog Sonho Seguro fez um levantamento sobre como as seguradoras têm lidado com as consequências da crise do novo coronavírus. A primeira entrevista desta série foi com Edson Franco, CEO da Zurich Brasil

Quais as ações de voluntariado da seguradora em tempos de isolamento?

A Zurich esteve sempre empenhada em despertar nos seus funcionários a importância da prática do voluntariado e promove constantemente ações para apoiar causas sociais. 

Desde as medidas de isolamento social, todas as ações são realizadas à distância, respeitando todos os protocolos de segurança dos colaboradores, dos seus familiares e de todas as outras pessoas envolvidas nos projetos. 

Particularmente, neste ano, as atividades junto às ONGs serão atualizadas a cada três meses para que todos os colaboradores possam se programar. 

Atualmente, as atividades de voluntariado atendem as instituições GRAACC, Somar, Instituto Locomotiva e do IPPE (Instituto de Pesquisas e Projetos Empreendedores).

Neste momento de isolamento social, estamos fazendo as atividades de Digitação Eletrônica de Notas Fiscais pra Somar à distância. Alguns estabelecimentos parceiros da Somar enviam suas notas fiscais paulistas de forma eletrônica e a Zurich distribui para os voluntários da Instituição por e-mail. Então, estes voluntários lançam as notas no sistema da Nota Fiscal Paulista, no CNPJ da Somar. Já no Instituto Locomotiva, ajudamos a avaliar as estratégias para Captação de Recurso via Pessoa Física.

Já as ações em prol do IPPE (Instituto de Pesquisas e Projetos Empreendedores) contemplam iniciativas de Consultoria e Orientação voltadas ao empreendedorismo e novos negócios. Também atuamos no projeto “Cuida de mim”, no qual os voluntários  conversam com idosos por telefone ou chamada de vídeo.

Participam de algum grupo de doadores? Quais?

A Zurich está envolvida em uma série de ações sociais para ajudar no enfrentamento à pandemia do Coronavírus. Em parceria com a Z Zurich Foundation, entidade do Zurich Insurance Group que se dedica a investimentos em projetos comunitários, e Zurich Santander, fizemos uma doação de R$ 9,6 milhões para projetos relativos a esta causa. Os recursos foram direcionados para as seguintes ações: 

Leitos de UTIs – Hospital das Clínicas 

Parte dos recursos foram direcionados pela Zurich e Z Zurich Foundation para a estruturação e funcionamento dos leitos de UTI e de Enfermarias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), preparados exclusivamente para atender casos relacionados ao Coronavírus. 

Hospital em Manaus

Os recursos estão sendo direcionados também para ajudar o Hospital e Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, de Manaus, a adquirir 1 milhão de EPIs para os 1.500 profissionais de saúde da unidade, que estão envolvidos com o atendimento a pacientes de Covid-19.

Testes Rápidos para Covid-19

Os recursos também foram destinados à produção de 110 mil testes rápidos de Covid-19 para hospitais e pontos de serviço público no país. 

Doação de cestas básicas 

O investimento está também sendo canalizado para a doação de cestas básicas de alimentos e produtos de limpeza para 4.138 famílias, durante quatro meses, na cidade de São Paulo. Todas as famílias são assistidas pelas ONGs Somar, Locomotiva, Olga Kos e Hurra!  já apoiadas pela Zurich.

Benefício adicional para colaboradores

Além destas ações, a Zurich no Brasil criou também um benefício adicional para colaboradores, de até R$ 20 mil, para custear despesas médicas e hospitalares dos funcionários e suas famílias na necessidade de hospitalização e tratamento para o Covid-19.

Ação de Páscoa 

Com a campanha Páscoa em Ação, incentivamos a doação de produtos de prevenção (sabonete líquido antisséptico, álcool em gel antisséptico e máscara respiratória-n 95) para que as famílias beneficiadas pelas ONGs apoiadas pela Zurich se mantenham protegidas. Com esta campanha,  auxiliamos diretamente 25 mil pessoas.

Qual a experiência de áreas tradicionalmente fixas no escritório, agora em home office (sinistros, operações etc.)?

Estamos enfrentando uma crise inédita e todos nós tivemos que nos adaptar. A diferença é que não há perda de tempo com deslocamentos e dispersões que são naturais na rotina do escritório. Estamos todos descobrindo uma nova maneira de trabalhar e temos utilizado cada vez mais os meios digitais para continuar oferecendo um atendimento de excelência aos nossos clientes. 

Como a empresa está mantendo a proximidade das equipes e se comunicando em tempos de isolamento?

Nossa principal prioridade é o bem-estar de nossos colaboradores, parceiros, corretores e clientes. O cuidado para manter a comunicação alinhada entre as equipes se torna ainda mais importante neste momento. Estamos monitorando atentamente a situação do Coronavírus, discutindo o assunto com cientistas e com nossos pares e seguindo, também, as orientações das autoridades de saúde pública, como a Organização Mundial da Saúde

Um grupo de trabalho se reúne diariamente para garantir respostas e ações efetivas a pandemia. Temos feito muitas reuniões virtuais e, também, iniciativas de RH para manter os colaboradores engajados durante este período de isolamento social em que as pessoas estão trabalhando em casa. 

Alguns exemplos de iniciativas da Zurich:  

  • Uma newsletter semanal com ideias e orientações para saúde mental e cursos educacionaisgratuitos; conteúdo na plataforma de educação corporativa UniZurich; 
  • Happy Hour virtual, stand up, celebrações de aniversário, tudo dependendo da criatividade de cada equipe. Temos um colaborador, por exemplo, que oferece música em um dos nossos aplicativos; 
  • Também temos uma parceria com a Gympass para os colaboradores se exercitarem em casa.

Também intensificamos as reuniões de alinhamento com gestores e também estamos realizando periodicamente “Town Halls” virtuais com todos os funcionários da empresa. Na primeira edição, conversamos sobre temas específicos e encerramos o encontro com uma “live” da Monja Coen. Nessa ocasião tivemos mais de 1000 funcionários e outros 3 mil corretores e parceiros conectados.

Tivemos ainda uma reunião virtual similar com o CEO do grupo Mário Greco  aberto a todos os funcionários do Brasil.

Acreditamos que nesse momento de distanciamento físico temos que nos aproximar ainda mais das pessoas e promover um ambiente que nos proporcione a todos o equilíbrio emocional necessário para lidar com a situação que estamos vivendo.

Empatia, solidariedade e atenção são fundamentais em todas as nossas relações, sobretudo nesse momento.

Agradeço sobretudo ao empenho e à dedicação de todos os colaboradores, para manter nossas operações ativas e continuar atendendo nossos clientes, corretores e parceiros.

Como minimizar o impacto nas vendas neste momento: campanhas, treinamentos on-line, incentivo de vendas, visitas virtuais?

Digitalização, Digitalização, Digitalização. Essa crise nos mostrou a importância do investimento que já vínhamos fazendo em ferramentas digitais para apoiar nossos corretores e servir a nossos clientes. Nosso objetivo é manter o nível normal de funcionamento dos negócios e oferecer suporte de alto nível para corretores e clientes neste momento, com canais digitais gratuitos, treinamentos on-line, incentivo de vendas e visitas virtuais. A crise nos dá a oportunidade de sermos melhores, mais eficientes e tirar proveito das soluções digitais.

Já tínhamos uma estrutura preparada e incentivamos os corretores a utilizarem ainda mais nossos canais digitais, para manter as operações e o relacionamento com os segurados ativos. 

Criamos, também, uma série de serviços e facilidades para ajudar os nossos clientes e parceiros nesta pandemia:

  • Serviço de Help Desk para clientes, corretores e seus colaboradores (Canal de Atendimento 0800) para solucionar problemas com a internet, hardware, software e auxílio na instalação de recursos que facilitem as reuniões por videoconferência. 
  • Vistoria mobile: Antecipamos o lançamento do novo Portal de Serviços de Vistoria Mobile, dando foco total à vistoria pelo celular. 
  • No Portal do Corretor (aqui benefício exclusivamente para o corretor) os nossos parceiros encontram todos os serviços disponíveis 24 horas para auxiliá-los nas propostas comerciais, cotações e atendimento aos segurados. Com todo esse processo digital, conseguimos reduzir em até 30% o tempo para concluir todos os procedimentos.
  • Prorrogação das parcelas vencidas e não pagas de seguros. Iniciativa que ajuda a reter clientes e evitar cancelamento de seguros e comissões.
  • Seguro Residencial e Property agora pode ser feito com prazo de pagamento em até 10 vezes sem juros. 
  • Ampliamos o limite de aceitação de veículos de 8 anos para veículos com até 15 anos de fabricação. A mudança é válida para veículos e caminhões leves, e vale para todos os modelos aceitos pela Zurich. Isso aumenta a base de clientes dos corretores. 
  • Todo atendimento a sinistros é virtual. O cliente envia e detalha a avaria no veículo e ainda acompanha o status do atendimento pelo Fale Conosco.
  • Com a Assistente Virtual o cliente pode também obter segunda via do boleto e da apólice.
  • App Zurich Risk Advisor para Segurados e Corretores realizarem autoavaliações de riscos in loco, ou colaboração remota para compartilhamento de dados em tempo real, pela equipe de engenheiros da Zurich. 
  • Zurich Risk Roomtambém é outra ferramenta de avaliação de riscos para os clientes, que analisa mais de 70 riscos individuais empresariais, econômicos, políticos, sociais, ambientais e tecnológicos. 
  • Outro exemplo de facilidade no dia a dia do corretor é a vistoria prévia digital e a vistoria de sinistro digital de Auto e Patrimonial (Empresas e Residencial).

Com o distanciamento, eventos presenciais estão proibidos. Poderão ser online? Se já estão agendados, passar mais detalhes.

Temos realizado eventos internos, como os que mencionei anteriormente e também uma série de Lives no Instagram da Zurich com nossos executivos e convidados de empresas parceiras, abordando temas relacionados aos atuais assuntos do mercado, com dicas e orientações, para clientes, corretores e outros públicos. 

A área comercial também reformulou os encontros e eventos com corretores de varejo e corporativos, dando continuidade ao Experiência Zurich, que agora está sendo realizado virtualmente duas vezes por semana, em diferentes praças. Nestes encontros debatemos o momento, o contexto, estratégias e  oportunidades de negócios.

Que tipo de ações acreditam que o governo poderia endereçar para ajudar o setor segurador?

Nenhum segmento vive em uma bolha e todos seremos afetados pela crise provocada pela Covid-19. 

Tanto o Governo Federal como o Congresso (Câmara e Senado) têm adotado, a exemplo do que também está sendo feito em outros países, diversas medidas emergenciais para proteger Emprego, Renda (especialmente informais) e Capital de Giro com estimulo a crédito com linhas incentivadas para PMEs e medidas redistributivas de renda, via programas assistenciais. 

Essas medidas, que devem ter caráter emergencial e temporário, são fundamentais para mitigar o impacto da crise econômica e acelerar o processo de retomada da economia.

Há recomendações sobre os riscos de retomada das atividades? Quais?

A pandemia do Coronavírus só deixará de ser uma ameaça quando tivermos uma vacina disponível para todos. Até lá, todo o cuidado deve ser tomado para evitar novas ondas de contaminação e preservar a saúde das pessoas. A retomada e a flexibilização da quarentena devem ser feitas de forma ordenada e cautelosa.

No caso específico da Zurich, todos os nossos colaboradores seguem em home office. Vamos retomar as operações presenciais de forma muito gradual, seguindo uma série de protocolos de segurança.

Na sede, quando esta fase tiver início, vamos manter o distanciamento nos postos de trabalho, vamos reforçar o controle de higienização e iremos fornecer máscaras para os colaboradores.

Além disso, contratamos uma empresa de saúde ocupacional para fazer o acompanhamento dos nossos colaboradores. Estamos monitorando e dando suporte ao time mesmo em home office. 

Ainda sem data para iniciar o processo, nossa retomada será feita em três ondas. Quando houver condições de segurança, planejamos retomar as atividades presencias para 25% dos nossos colaboradores, avançando gradual e cuidadosamente. Não temos a intenção de voltar a ter 100% do quadro trabalhando presencialmente. Vamos acelerar o processo de implementação do trabalho remoto de forma permanente para parte do tempo e para todos os colaboradores.

Nossa recomendação neste momento é preservar a saúde das pessoas. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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