Susep passa a divulgar Índice de Reclamações do setor de seguros

A ferramenta considera a quantidade de ocorrências e a participação das empresas no mercado

Fonte: Susep

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou o índice de reclamações das seguradoras em 2019. Foram 34,3 mil, acima dos 31,4 mil registrados em 2018, sem considerar o segmento de capitalização e saúde. O índice é muito baixo comparado a outros mercados. Comparado ao volume de vendas e de arrecadação, as queixas representam apenas 0,14% dos R$ 248,2 bilhões da arrecadação das companhias no ano passado.

O levantamento leva em consideração as ocorrências registradas na Susep e a participação das empresas no mercado (market share). Com a ferramenta, o consumidor terá mais uma opção para avaliar a relação das empresas com seus clientes, informa a autarquia.

A Lider Seguradora, que administra o DPVAT, é a primeira do ranking em volume de queixas, com 5.521 no ano passado. Porto Seguro é a segunda, com 4.529, seguida de Bradesco, com 4.133. Sabemi em em quarto lugar, com 2.391, Mapfre com 1.565 e Caixa com 1.447.

Se considerarmos o índice das reclamações sobre a arrecadação, a Sabemi lidera o ranking, com 9,86%, Líder com 2,6%, Previsul com 0,88%, Aliança do Brasil com 0,70% e Investprev com 0,47%.

Em sua primeira edição, o índice de reclamações da Susep traz os dados consolidados de 2019 e 2018. A avaliação abrange 114 empresas ou grupos que possuem participação de mercado superior a 0,2%. Os resseguradores e sociedades de capitalização não foram incluídos.

Para o diretor da Susep, Rafael Scherre, a iniciativa está em linha com as ações que a autarquia vem realizando em prol da transparência e das boas práticas de conduta. “Nosso desejo é que o consumidor tenha o máximo possível de informação e que a Susep tenha mais um instrumento de avaliação da conduta das empresas, com isto, esperamos que as seguradoras sejam impulsionadas a buscar sempre melhorar seus serviços”, explicou.

Na comparação entre 2018 e 2019 pode ser verificado, por exemplo, o aumento ou recuo no volume relativo de reclamações sobre os serviços de determinada empresa. O chefe do Departamento de TI da autarquia, Leonardo Brasil, destaca como objetivo da iniciativa o uso da tecnologia para ajudar o mercado a evoluir em seus processos e eficiência. “Com mais informação, o consumidor tem mais poder de escolha e pode analisar o perfil das empresas e a qualidade do atendimento que prestam em cada modalidade de seguro”, diz.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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