A ferramenta considera a quantidade de ocorrências e a participação das empresas no mercado
Fonte: Susep
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou o índice de reclamações das seguradoras em 2019. Foram 34,3 mil, acima dos 31,4 mil registrados em 2018, sem considerar o segmento de capitalização e saúde. O índice é muito baixo comparado a outros mercados. Comparado ao volume de vendas e de arrecadação, as queixas representam apenas 0,14% dos R$ 248,2 bilhões da arrecadação das companhias no ano passado.
O levantamento leva em consideração as ocorrências registradas na Susep e a participação das empresas no mercado (market share). Com a ferramenta, o consumidor terá mais uma opção para avaliar a relação das empresas com seus clientes, informa a autarquia.
A Lider Seguradora, que administra o DPVAT, é a primeira do ranking em volume de queixas, com 5.521 no ano passado. Porto Seguro é a segunda, com 4.529, seguida de Bradesco, com 4.133. Sabemi em em quarto lugar, com 2.391, Mapfre com 1.565 e Caixa com 1.447.
Se considerarmos o índice das reclamações sobre a arrecadação, a Sabemi lidera o ranking, com 9,86%, Líder com 2,6%, Previsul com 0,88%, Aliança do Brasil com 0,70% e Investprev com 0,47%.

Em sua primeira edição, o índice de reclamações da Susep traz os dados consolidados de 2019 e 2018. A avaliação abrange 114 empresas ou grupos que possuem participação de mercado superior a 0,2%. Os resseguradores e sociedades de capitalização não foram incluídos.
Para o diretor da Susep, Rafael Scherre, a iniciativa está em linha com as ações que a autarquia vem realizando em prol da transparência e das boas práticas de conduta. “Nosso desejo é que o consumidor tenha o máximo possível de informação e que a Susep tenha mais um instrumento de avaliação da conduta das empresas, com isto, esperamos que as seguradoras sejam impulsionadas a buscar sempre melhorar seus serviços”, explicou.
Na comparação entre 2018 e 2019 pode ser verificado, por exemplo, o aumento ou recuo no volume relativo de reclamações sobre os serviços de determinada empresa. O chefe do Departamento de TI da autarquia, Leonardo Brasil, destaca como objetivo da iniciativa o uso da tecnologia para ajudar o mercado a evoluir em seus processos e eficiência. “Com mais informação, o consumidor tem mais poder de escolha e pode analisar o perfil das empresas e a qualidade do atendimento que prestam em cada modalidade de seguro”, diz.