Edson Franco, CEO da Zurich Seguros, comemorou hoje novas parcerias que levam o grupo para o mundo digital. A Airfox, uma startup que fornece serviços financeiros transformadores para os mercados emergentes, anunciou uma parceria com a Mastercard Brasil, que estende amplamente a disponibilidade de soluções bancárias acessíveis e sem custos, com 1% de cashback para os clientes. Os novos contratos da Airfox, que inclui Mastercard e Cielo, além da Zurich, ultrapassam US$ 77 milhões (R$ 300 milhões), que serão investidos no banco digital da Via Varejo, o banQi.
Em breve, segundo fontes do setor, outra parceria deve ser divulgada, envolvendo um grande supermercadista, que prepara uma plataforma aberta para oferta de diversos serviços e produtos, incluindo seguros. A fase de seleção de seguradoras está na reta final e a Zurich está entre as finalistas.
Segundo o comunicado divulgado pela Airfox, “esta oportunidade prepara o terreno para a Airfox fornecer aos clientes uma maneira inovadora de adquirir seguros através do aplicativo móvel banQi, permitindo que mais pessoas acessem e se beneficiem dos serviços”, disse Douglas Lopes, assessor financeiro global da Airfox.
A Zurich Insurance já possui uma parceria plurianual com a Via Varejo para trazer um portfólio diversificado de produtos de seguro digital para os clientes – como seguro de acidentes, seguro desemprego, seguro de celular e vida seguro. Com a regulação que permite o crescimento aumentando a penetração de seguros nos mercados emergentes, a Airfox aproveitou a oportunidade para ampliar uma rede de segurança social para sua comunidade banQi, um banco digital que surge de uma parceria da Via Varejo e a empresa norte-americana Airfox, start-up de soluções de pagamentos móveis e digitais.
Com uma plataforma gratuita, fácil de usar e disponível para qualquer pessoa com Android, o banQi será o primeiro banco digital voltado a atender de forma ampla as necessidades das classes C, D e E. A criação da conta digital é descomplicada, não exige comprovação de renda e em menos de 7 minutos já é possível usar os serviços financeiros do banQi. O banco* oferece a comodidade de bancos digitais e também a segurança de alguns serviços e atendimentos nas mais de 800 lojas das Casas Bahia.

Como uma evolução de vários anos de parceria com a Via Varejo, a Zurich estende agora ao banQi um novo canal de distribuição para seguros massificados, focados nas classes C, D e E. A partir de agosto, a contratação dos seguros poderá ser realizada via app de uma forma inovadora e customizada. “Os seguros são importantíssimos para a preservação das conquistas materiais dos indivíduos deste segmento e a plataforma digital ajudará a ampliar o acesso a este tipo de proteção”, diz Edson Franco, CEO da Zurich no Brasil. “Esta oportunidade prepara o terreno para a Airfox fornecer aos clientes uma maneira inovadora de adquirir seguros através do aplicativo móvel banQi, permitindo que mais pessoas acessem e se beneficiem dos serviços de seguro”, completa Santos.
Para a Via Varejo ajudar a viabilizar essa parceria é muito importante, porque agrega ainda mais valor para o negócio e principalmente para os clientes. “Unimos expertise da Via Varejo em serviços financeiros com a da Airfox em tecnologia para oferecer aos clientes ainda mais facilidade e comodidade, além de trazer produtos que vão agregar valores e melhorar ainda mais sua experiência com o banQi”, comenta Felipe Negrão, diretor executivo da Via Varejo.
No Brasil, de 10% a 25% ou mais da renda de uma pessoa comum pode ser destinada mensalmente a despesas bancárias. Para acelerar a inclusão financeira, a Airfox pretende fornecer uma variedade de serviços financeiros por uma fração do custo dos bancos tradicionais, usando três pilares básicos de tecnologia complementares: blockchain, learning machine e dispositivos móveis. O banQi tem como objetivo fornecer serviços financeiros gratuitos e simples a todos os brasileiros.
O banQi é o único banco digital no Brasil que está lançando mil agências bancárias físicas off-line nas lojas da Casas Bahia para alcançar os desfavorecidos nas comunidades locais. Com 80 mil downloads do aplicativo Airfox via Google Play antes do lançamento do banQi, a Airfox se diferenciou dos concorrentes estabelecendo parcerias globais e hiperlocais que integram a Airfox ao dia-a-dia de seus clientes.
Nos próximos seis meses, segundo o comunicado, a Airfox planeja expandir suas equipes em Boston e no Brasil para cumprir sua missão de fornecer serviços financeiros de alta qualidade e sem custo para milhões de brasileiros.
“Essas parcerias de alto impacto e melhorias de serviços acessíveis representam marcos estratégicos para atingir nossa meta de ampliar a inclusão financeira para milhões globalmente”, mencionou na nota Victor Santos. “Hoje o Brasil, amanhã o resto da América Latina.”