Relatório da Mapfre aponta desaceleração global; PIB do Brasil deve crescer 1,7%

Fonte: Mapfre

No relatório “Panorama Econômico e Setorial 2019: Perspectivas para o Segundo Trimestre”, o Serviço de Estudos Mapfre revisou para baixo as perspectivas de crescimento da economia global, que passa por um processo de desaceleração.

De acordo com a pesquisa publicada pela Fundación Mapfre, o cenário menos favorável se justifica pela perda do dinamismo econômico na zona do euro; pelo desaquecimento da economia chinesa; e pelo protecionismo norte-americano, que afetaram os investimentos em escala global. 

Outro sinal de alerta apontado no relatório é o aumento progressivo dos níveis de dívida pública e privada, o que afeta as economias desenvolvidas e emergentes em conjunto, mas de forma desigual. Esse risco, segundo o panorama, assume três formas: a dívida soberana volumosa das economias desenvolvidas e as emergentes de menor tamanho; a alavancagem corporativa emergente, especialmente em dólares, em um contexto de um ciclo descendente de matérias-primas e baixas receitas para as empresas se autofinanciarem, e o surgimento da “dívida corporativa estruturada”, que está localizada fora do setor bancário.

No caso do setor de seguros, a desaceleração econômica se traduzirá no crescimento dos prêmios globais, dada a forte vinculação com o desempenho do ciclo econômico.

No Brasil, a crise econômica fez com que o estudo apontasse as projeções do PIB de 2019 para 1,7%, ante os 2,3% previstos anteriormente. Apesar disso, há expectativa de melhora no comportamento do consumo privado e dos investimentos. No mercado segurador, o cenário segue favorável para o seguimento de seguros gerais e vida. A inflação controlada e uma certa estabilidade das taxas de câmbio devem contribuir para o desempenho dessas linhas de negócios.

“Os dados providos pelo Serviço de Estudos da Mapfre são essenciais para traçarmos a estratégia de atuação no país e identificar as oportunidades e os desafios que precisamos enfrentar. O Brasil é um mercado importante para nossa companhia e com grande potencial de crescimento no setor de seguros”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, CEO da Mapfre Brasil.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS