A Minuto Seguros contratou, no primeiro trimestre do ano, 141 novos funcionários para ampliar o quadro, apostando na retomada da economia em 2019. Entre as contratações, a maior parte ficou concentrada em consultores especializados em seguros. Outras áreas estratégicas como T.I., Produto, Marketing, Pós-Vendas, além de estagiários e menores aprendizes completaram as vagas preenchidas.
O aumento do quadro contou com uma inovação tecnológica, por conta do novo processo de seleção na empresa, feito quase 100% online. Somente nas etapas finais há a necessidade da parte presencial para a conclusão das entrevistas e testes de telefone. Esses preceitos inseridos pela corretora buscam reforçar questões relacionadas à tecnologia e inserção no mundo digital, pontos importantes desde a fundação da startup.
Segundo Adriana Caspary Blay, diretora de RH da empresa, esse tipo de processo ilustra a preocupação que a empresa tem com os candidatos, entendendo que pessoas em busca de emprego podem estar em situação financeira delicada. “Existe a sensibilidade de evitar custos com deslocamento para as diferentes fases do recrutamento. Consideramos, também, que se o candidato pode fazer os testes em sua residência, ajuda a aliviar o estresse que qualquer processo seletivo gera”, conta a diretora.
Desde que a startup de seguro mudou-se para o centro de São Paulo, em Campos Elíseos, o número de funcionários aumentou em cerca de 52%, crescimento conquistado em menos de dois anos. Em junho de 2017, quando se mudou para o Centro, a corretora tinha algo próximo a 300 funcionários. Hoje, no começo de 2019, já são quase 500 e, segundo o CEO da Minuto Seguros, Marcelo Blay, os números tendem a ser ainda melhores, visto que a empresa se mostra aberta a trazer talentos.
“Esse crescimento está dentro do projetado quando idealizamos a Minuto e fizemos o business plan. O nosso jeito de contratar está mais simplificado e menos desgastante para ambos os lados, o que facilita bastante identificarmos talentos”, diz o CEO da Minuto Seguros, Marcelo Blay.
“A tecnologia atrelada ao atendimento humano é o que faz o negócio girar, basicamente. Mais de 65% das contratações foram voltadas para a área de venda de seguros em função da necessidade de uma verdadeira consultoria ao cliente para que ele compre exatamente o que precisa, a um preço justo. Outras áreas, como Central de Atendimento, Produtos Digitais, Infraestrutura, Marketing e Pós-Vendas foram outros locais contemplados, pois necessitavam de crescimento. As sinalizações na última análise de desempregados não foram positivas, mas acreditamos que isso vá se reverter. Espero que até o final do ano, o número de desempregados no Brasil caia para menos de dois dígitos. A Minuto quer ajudar nisso”, conclui o CEO.