A Brasilprev, empresa de previdência aberta do Banco do Brasil e da americana Principal, encerrou 2018 com lucro líquido ajustado de R$ 989,2 milhões, 9,3% inferior aos R$ 1,09 bilhão registrado em 2017. Por outro lado, as reservas técnicas totalizaram R$ 256,8 bilhões, crescimento de 9,5% em relação ao balanço de 2017. A arrecadação total somou R$ 34,7 bilhões no período, variação 15,8% menor em relação ao ano anterior.
Ainda que 2018 tenha sido marcado pelos reflexos da recessão econômica iniciada no ano anterior, a Brasilprev atingiu um recorde. A empresa, que é especialista no segmento de previdência complementar, fechou o ano com R$ 258,9 bilhões em ativos sob gestão, montante 9,5% maior que o registrado em 2017. Com este resultado, a companhia se manteve na liderança nesse indicador, com 30% de market share.
“Após um ano desafiador, alguns indicadores econômicos apresentaram recuperação ao final do exercício, como é o caso das vendas no varejo, que subiram, e dos índices de desemprego, que caíram. Na indústria de previdência complementar, percebeu-se um aumento significativo na competitividade durante o período. Dentre os gatilhos para esse fenômeno, destaque para as discussões em torno da reforma da Previdência Social, que despertou em boa parte da população brasileira a conscientização de que é preciso se planejar para a aposentadoria”, comenta o diretor de Planejamento e Controle da Brasilprev, Nelson Katz.
“Em meio a esse cenário, a Brasilprev trabalhou visando democratizar o acesso à previdência, ajudando as pessoas a entenderem o produto e a terem disciplina na acumulação de dinheiro. Dentre algumas das ações estão o lançamento do produto Brasilprev Fácil, a isenção das taxas de carregamento nas modalidades PGBL e VGBL, disseminação de conteúdo de educação financeira em diferentes plataformas, além da comercialização dos produtos por meio digital”.
Veja abaixo mais detalhes da entrevista concedida ao blog Sonho Seguro:
Quais os impactos positivos que prevê para o segmento de previdência aberta com o texto do projeto da reforma da Previdência em analise no Congresso?
Antes de tudo é importante salientar de que as discussões em torno da Reforma da Previdência as pessoas estão se conscientizando de que é preciso se planejar financeiramente para a manutenção do padrão de vida no futuro, o que é benéfico para todo o setor. E em um cenário em que se discute recursos futuros, a previdência é uma ferramenta imbatível, por conta dos benefícios fiscais, tributários e a oportunidade de diversificação de investimentos.
Qual a estratégia da empresa para captar boa parte desta estimativa?
A Brasilprev lançou no ano passado o produto Brasilprev Fácil, que foi concebido justamente com o objetivo de democratizar o acesso à previdência privada. Além da análise de novas soluções, a companhia tem como estratégia fortificar a consultoria para os clientes e sociedade.
Tem alguma campanha já pronta para alertar clientes sobre a importância de pouparem?
A Brasilprev vem trabalhando nas Redes Sociais, disponibilizando conteúdo educativo para aumentar a conscientização em relação à necessidade de acumular recursos de longo prazo. Em paralelo, a empresa investe em tecnologia em prol da melhoria da experiência do cliente em sua jornada previdenciária, o que inclui aprimoramento em comunicação, serviços e produtos.
Em termos de produtos, quais os mais recomendados para os diferentes perfis?
Primeiramente, temos que citar o Brasilprev Fácil, que foi pensado para as pessoas com renda entre R$ 2.000,00 e R$ 8.000,00, com disponibilidade de contribuições mensais a partir de R$ 100,00. Traz como default, na largada, um plano na modalidade VGBL na Tabela Progressiva do IR e aportes num fundo Premium (Renda Fixa de longo prazo). Se o cliente quiser, pode mudar na contratação essas caraterísticas.
Também é importante ressaltar o fato de que atrelados aos planos que os clientes contratam estão vinculados fundos de investimento que podem potencializar os ganhos no longo prazo. Hoje, existem diferentes opções de investimentos e isso permite, inclusive, que a Brasilprev possa criar composições entre fundos criando o que chamamos de carteiras sugeridas.
Há um estudo para criar produtos e fazer a oferta certa?
Essas combinações são estudadas e fazemos as sugestões aos clientes que possuem perfis mais conservadores, moderados e agressivos. Com as carteiras, o risco total fica mais diluído e há possibilidade de potencialização de maiores rendimentos. Neste conceito, também diferenciamos os clientes por sua idade e fase de vida, ou seja, consideramos que um cliente de perfil moderado de 30 anos, possui um apetite por risco maior do que um cliente de mesmo perfil mas que possua 60 anos, por exemplo. Para que as carteiras sejam viabilizadas, disponibilizamos nosso portfólio de acordo com categorias diversas:
- Estratégias em renda fixa: fundos pós-fixados, mistos (pré, pós, índices de preços e crédito privado) e índices de preço com data alvo.
- Estratégias Multimercados: fundos com baixa, média e alta exposição em bolsa de valores, ativos no exterior e instrumentos derivados ativos financeiros.
- Data-alvo Multimercado – Ciclo de Vida: fundos que combinam estratégias de renda fixa e multimercado e utilizam um conceito de redução gradual de risco na medida em que a data alvo da estratégia se aproxima