companhias

O Globo: Caixa vai abrir capital de 4 subsidiárias até 2020

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

Novo presidente do banco, Pedro Guimarães, promete IPO de seguradora e unidade de cartões ainda este ano. Planos incluem foco no microcrédito e no financiamento imobiliário

Fonte: O Globo

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse ontem que a estatal planeja abrir o capital, o chamado IPO, de todas as suas subsidiárias. Pelo menos quatro dessas controladas passarão por IPOs até o primeiro semestre de 2020. “Vamos abrir o capital das subsidiárias. Será um IPO para cada uma”, afirmou Guimarães, que tomará posse na próxima segunda-feira.

A Caixa, no entanto, continuará controladora das empresas. O plano é abrir o capital da Caixa Seguradora e da unidade de cartões do banco ainda neste ano. Em 2020, a ideia é fazer o mesmo processo com os departamentos de gestão de ativos e loterias.

“Abrir o capital dessas áreas faz parte da estratégia do governo para inserir o Brasil no mercado internacional. Se um IPO desses trouxer de 5 mil a 10 mil investidores, isso significa melhora na governança, aumento do valor da empresa e maiores pagamentos de dividendos. O IPO do IRB Brasil RE será a nossa referência”, disse ele.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário