A Fisher VB, venture builder especializada em estruturar, lança a primeira plataforma de seguros empresariais. Batizada de Mutuus, a insurtech nasce com o propósito de facilitar a vida das PME’s (pequenas e médias empresas). “A plataforma foi criada para descomplicar e dar agilidade a uma experiência ainda extremamente desgastante e manual para clientes, corretores e seguradoras. Esse é um mercado carente de inovação e de automação. Além de propiciar um gerenciamento mais eficiente das apólices, uma das grandes vantagens da Mutuus é oferecer uma gama maior de seguros, em um só lugar, de um jeito descomplicado”, explica Marcelo Nascimento, sócio da Mutuus.
“Todos nossos esforços são para tornar a experiência do cliente rápida, simples e transparente. Na plataforma ele pode cotar online em diversas seguradoras ao mesmo tempo e em poucos minutos, comparar preços com ajuda de comparativos inteligentes, contratar e gerir seus seguros – até os que não foram comprados com a gente. Tudo isso em um ambiente intuitivo e inteligente. ” explica Fernanda Angeloni, CMO da Mutuus, responsável pelas áreas de marketing, expansão e parcerias.
A fintech nasce com atuação em três ramos de seguros (Cargas, Vida em Grupo e Garantia). Com o tempo, pretende incluir outros na carteira, tornando-se uma ferramenta indispensável tanto para corretores quanto para empresas que queiram usar o serviço diretamente. Para o corretor, a Mutuus é uma solução, que além de tornar seu trabalho mais eficiente, ainda pode gerar receitas adicionais. Hoje, as carteiras dos corretores estão muito concentradas em ramos tradicionais de seguros, que são muito mais simples de trabalhar, porém menos rentáveis. “Hoje, como não existe padronização, os corretores não conseguem atuar em muitos segmentos e acabam tendo uma oferta reduzida para seus clientes. Com a plataforma, essa oferta se amplia, fortalecendo os corretores”, explica Marcelo Nascimento.
Embora ainda seja pouco explorado no país, o ramo de Seguro Garantia, por exemplo, cresceu 240% nos últimos cinco anos, enquanto o mercado como um todo avançou 65% nesse mesmo período. Desde o ano passado, a fiscalização em torno da obrigatoriedade do seguro de Carga ficou mais ampla, atraindo atenção para esse segmento também. O Brasil tem 15 milhões de PMEs registradas, com diversos seguros a serem contratados, incluindo alguns obrigatórios.
“Não é novidade que o mercado de fintechs é muito promissor no Brasil, em função principalmente do seu tamanho e de suas ineficiências. Mas se olharmos especificamente para o nicho de seguros veremos um setor ainda mais ineficiente e com menos soluções inovadoras”, explica Pietro Bonfiglioli, co-fundador da Fisher VB.