Manoel Peres, diretor-presidente da Bradesco Saúde e da Mediservice, aposta em programas de qualidade e tecnologia como uma forma de controlar custos. “Estamos intensificando nossos programas de qualidade e os investimentos em tecnologia e inovação para oferecer sempre a melhor relação custo-benefício aos nossos clientes, aprimorando sua experiência com a marca, sem perder de vista o compromisso com a qualidade que caracteriza a nossa liderança”, disse ele ao blog Sonho Seguro, durante o 4o. Fórum de Saúde Suplementar, realizado nos dias 22 e 23 no Rio de Janeiro.
O grupo reforçou a rede referenciada de estabelecimentos médico-hospitalares com mais duas unidades da Novamed, clínicas que oferecem atendimento primário em várias especialidades médicas, além de exames de apoio diagnóstico e procedimentos cirúrgicos em nível ambulatorial. Ele cita os programas de gestão da rede de assistência médico-hospitalar, que visam estimular a qualidade da prestação do serviço e a resolubilidade do atendimento, bem como a racionalização dos custos assistenciais. “Os programas “Meu Doutor Bradesco Saúde”, “Segunda Opinião Médica” e a “Colocação Direta de OPME – Órteses, Próteses e Materiais Especiais” nos hospitais se expandem tanto em termos de volume quanto de abrangência regional”, conta Peres.
Hoje o grupo atende a mais de 3,6 milhões de beneficiários e está presente em aproximadamente 1,4 mil municípios do país. Conta com uma rede médica referenciada composta por mais de 46 mil prestadores médico-hospitalares, mais de 1,7 mil hospitais e cerca de 10,5 mil serviços de diagnósticos e análises laboratoriais. No primeiro semestre de 2018, as duas empresas apresentaram, em conjunto, faturamento superior a R$ 11,5 bilhões, crescimento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Entre os serviços ofertados para cativar os clientes, Peres cita o Programa Juntos Pela Saúde e o Sistema de Informações Gerenciais (SIGE). Com base em estudos gerenciais para identificação de riscos, a Bradesco Saúde analisa o desenho do plano de saúde da empresa, os diagnósticos e o risco populacional. A partir dos resultados desse estudo, faz-se uso das ferramentas do “Juntos pela Saúde”, tais como screenings (exames de glicemia, colesterol, medições de peso, altura e pressão arterial) e questionários de avaliação dos segurados. O “Juntos pela Saúde” indica ações de prevenção que podem contribuir para o controle de patologias e dos custos do benefício.
O Programa desenvolve também ações de promoção da saúde, como imunização, campanha anual de vacinação contra gripe, benefício farmácia e a iniciativa que identifica e acompanha pacientes com patologias crônicas, visando a induzir mudança de hábitos e conscientização para adoção de atitudes saudáveis. Doenças cardiovasculares, endócrino metabólicas (diabetes) e respiratórias estão entre as que requerem maior apoio e atenção, conta o executivo.
O SIGE foi criado pela Bradesco Saúde com o objetivo de disponibilizar informações à área de recursos humanos das empresas contratantes e incrementar a sua própria gestão interna de custos. O sistema permite o acompanhamento em profundidade das despesas incorridas pela população beneficiária, em todos os tipos de tratamentos que o seguro cobre, possibilitando a geração de relatórios sob medida para as necessidades de análise do comportamento das despesas médicas. “Com isso, o SIGE também pode indicar a necessidade de implementação de ajustes no desenho do plano/benefício, de acordo com o perfil de cada empresa. O sistema, acessado pela internet, utiliza tecnologia de ponta para que o usuário tenha uma experiência agradável de acesso e navegação, com respostas rápidas na extração de dados e relatórios, visando a uma compreensão adequada da gestão do seu plano de saúde”, detalha.
Com isso, o grupo acaba de lançar o Bradesco Saúde Efetivo direcionado aos segmentos empresarial e de pequenas e médias empresas, seguro para grupos, com rede dimensionada para garantir melhor equilíbrio entre disponibilidade, qualidade e eficiência, a custos competitivos.
Questionado sobre as prioridades da Bradesco Saúde para 2019, Peres afirma que a medicina preventiva é um elemento fundamental para a conquista da longevidade ativa, como demonstra a vasta pesquisa médica a respeito do tema, por ter o poder de evitar, a partir de um correto diagnóstico, a evolução de doenças que possam comprometer o futuro e os projetos de vida das pessoas. “Nossas prioridades são expandir os programas de medicina preventiva e de atendimento primário”, finalizou.
Muito bom o conteúdo! Gostaria de deixar uma leitura complementar sobre as vantagens dos planos da Bradesco, caso queira saber um pouco mais: https://planodesaude.net.br/blog/quais-as-vantagens-de-contratar-um-plano-de-saude-bradesco/