Bradesco Saúde prioriza medicina preventiva e de atendimento primário

Manoel Peres, diretor-presidente da Bradesco Saúde e da Mediservice, aposta em programas de qualidade e tecnologia como uma forma de controlar custos. “Estamos intensificando nossos programas de qualidade e os investimentos em tecnologia e inovação para oferecer sempre a melhor relação custo-benefício aos nossos clientes, aprimorando sua experiência com a marca, sem perder de vista o compromisso com a qualidade que caracteriza a nossa liderança”, disse ele ao blog Sonho Seguro, durante o 4o. Fórum de Saúde Suplementar, realizado nos dias 22 e 23 no Rio de Janeiro.

O grupo reforçou a rede referenciada de estabelecimentos médico-hospitalares com mais duas unidades da Novamed, clínicas que oferecem atendimento primário em várias especialidades médicas, além de exames de apoio diagnóstico e procedimentos cirúrgicos em nível ambulatorial. Ele cita os programas de gestão da rede de assistência médico-hospitalar, que visam estimular a qualidade da prestação do serviço e a resolubilidade do atendimento, bem como a racionalização dos custos assistenciais. “Os programas “Meu Doutor Bradesco Saúde”, “Segunda Opinião Médica” e a “Colocação Direta de OPME – Órteses, Próteses e Materiais Especiais” nos hospitais se expandem tanto em termos de volume quanto de abrangência regional”, conta Peres.

Hoje o grupo atende a mais de 3,6 milhões de beneficiários e está presente em aproximadamente 1,4 mil municípios do país. Conta com uma rede médica referenciada composta por mais de 46 mil prestadores médico-hospitalares, mais de 1,7 mil hospitais e cerca de 10,5 mil serviços de diagnósticos e análises laboratoriais. No primeiro semestre de 2018, as duas empresas apresentaram, em conjunto, faturamento superior a R$ 11,5 bilhões, crescimento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre os serviços ofertados para cativar os clientes, Peres cita o Programa Juntos Pela Saúde e o Sistema de Informações Gerenciais (SIGE). Com base em estudos gerenciais para identificação de riscos, a Bradesco Saúde analisa o desenho do plano de saúde da empresa, os diagnósticos e o risco populacional. A partir dos resultados desse estudo, faz-se uso das ferramentas do “Juntos pela Saúde”, tais como screenings (exames de glicemia, colesterol, medições de peso, altura e pressão arterial) e questionários de avaliação dos segurados. O “Juntos pela Saúde” indica ações de prevenção que podem contribuir para o controle de patologias e dos custos do benefício.

O Programa desenvolve também ações de promoção da saúde, como imunização, campanha anual de vacinação contra gripe, benefício farmácia e a iniciativa que identifica e acompanha pacientes com patologias crônicas, visando a induzir mudança de hábitos e conscientização para adoção de atitudes saudáveis. Doenças cardiovasculares, endócrino metabólicas (diabetes) e respiratórias estão entre as que requerem maior apoio e atenção, conta o executivo.

O SIGE foi criado pela Bradesco Saúde com o objetivo de disponibilizar informações à área de recursos humanos das empresas contratantes e incrementar a sua própria gestão interna de custos. O sistema permite o acompanhamento em profundidade das despesas incorridas pela população beneficiária, em todos os tipos de tratamentos que o seguro cobre, possibilitando a geração de relatórios sob medida para as necessidades de análise do comportamento das despesas médicas. “Com isso, o SIGE também pode indicar a necessidade de implementação de ajustes no desenho do plano/benefício, de acordo com o perfil de cada empresa. O sistema, acessado pela internet, utiliza tecnologia de ponta para que o usuário tenha uma experiência agradável de acesso e navegação, com respostas rápidas na extração de dados e relatórios, visando a uma compreensão adequada da gestão do seu plano de saúde”, detalha.

Com isso, o grupo acaba de lançar o Bradesco Saúde Efetivo direcionado aos segmentos empresarial e de pequenas e médias empresas, seguro para grupos, com rede dimensionada para garantir melhor equilíbrio entre disponibilidade, qualidade e eficiência, a custos competitivos.

Questionado sobre as prioridades da Bradesco Saúde para 2019, Peres afirma que a medicina preventiva é um elemento fundamental para a conquista da longevidade ativa, como demonstra a vasta pesquisa médica a respeito do tema, por ter o poder de evitar, a partir de um correto diagnóstico, a evolução de doenças que possam comprometer o futuro e os projetos de vida das pessoas. “Nossas prioridades são expandir os programas de medicina preventiva e de atendimento primário”, finalizou.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS