A Markel Seguros, que fez a sua estréia no mercado em 2017, encerra os seis primeiros meses de 2018 com um volume de prêmio 133% maior do que o realizado no ano passado. O total de prêmios no período foi de R$ 12, 2 milhões, enquanto nos primeiros seis meses de 2018 o prêmio emitido já é superior a R$ 28 milhões. Com isso, a seguradora ocupa, no momento, a sétima posição no ranking da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
Tal desempenho pode ser, primeiramente, atribuído à expriência da equipe, vinda de empresas como IRB-Brasil Resseguros e Rabobank; a proximidade com o produtor; e a qualidade do serviço oferecido. Adicionalmente, a inscrição da Markel no programa de subvenção federal, que foi liberada pelo governo em dezembro do ano passado; e a dos estados de São Paulo e Paraná, no início de 2018, também fizeram a diferença no resultado.
Além do produto chamado Plante Tranquilo, que cobre o custo de produção da lavoura, outras coberturas passaram a integrar o portfólio da seguradora, como o de produtividade integral e por faixa; o de custeio, prestes a ser comercializado e o de faturamento, em fase de estruturação.
Levando em consideração que o segundo semestre, historicamente, é o período em que são fechados os melhores contratos em função da sazonalidade do próprio negócio, a expectativa é que o bom resultado se mantenha e que o crescimento acompanhe essa tendência.
Outro fator preponderante que justifica parte desse desempenho vem do retorno que a seguradora está recebendo dos canais de interlocução com o produtor. Neste ano, a Markel está investindo em ferramentas digitais de capacitação para corretores, além de um novo portal, em fase e testes, onde estão concentradas todas as operações de vendas, cotações, comissões e incentivos.
Como investimento em seu relacionamento com parceiros, a Markel, pelo segundo ano consecutivo está presente no VIII Congresso da ANDAV, com seu time de subscritores e executivos, para apresentar as soluções estruturadas de seguros para os distribuidores e divulgar o resultado parcial de 2018.