Silas Kasahaya deixa a Icatu e  assume como vice-presidente na Samplemed

Silas Kasahaya assumiu um novo desafio profissional. Deixou a superintendência comercial da Icatu, onde esteve nos últimos 5 anos, para ser sócio e vice-presidente da Samplemed, uma das principais prestadoras de serviços de subscrição de riscos no Brasil, fundada há mais de 30 anos e que recentemente criou a Synergy, braço de tecnologia do grupo. “O Silas tem um papel muito importante na estratégia do grupo por sua experiência e atuação no mercado segurador. Ele nos traz um olhar de dentro da seguradora, o que nos ajuda a criar produtos e serviços completamente alinhados às necessidades de nossos clientes”, diz o médico e proprietário da Samplemed, Jairo Waitman.

O blog Sonho Seguro foi conversar com Kasahaya para saber mais sobre os próximos passos da carreira do executivo que, além da Icatu, passou pela Allianz, Porto Seguro e é o atual presidente do Clube de Seguro de Vida de São Paulo (CVG-SP). Veja os principais trechos da entrevista:

O que motivou a sua mudança profissional?

Iniciei minha carreira aos 14 anos de idade na antiga Brasil Seguros e já no departamento de seguro de vida. Depois trabalhei com saúde e também previdência, o que me fez ser um apaixonado por seguros de pessoas. Acredito que esses ramos ainda crescerão fortemente num futuro próximo e o desafio da Samplemed é oferecer serviços que ajudem e facilitem a subscrição de riscos atuais e futuros para que as seguradoras melhorem a oferta e aceitação de novos produtos no mercado. A Samplemed se tornou um case de sucesso no mercado segurador brasileiro. O fato de ter mais de 30 anos como segurador facilita a criação de novos serviços e ferramentas, além do fato do elevado relacionamento de mercado que construí ao longo dos anos.

Como vê a mudança no mercado diante da revolução tecnológica?

Nosso mercado tem acompanhado as novas tendências de tecnologia e percebemos grandes investimentos em inovação de forma geral. As seguradoras vem se esforçando bastante para facilitar a vida das pessoas, oferecendo serviços e atendimentos com a utilização de ferramentas mais modernas. O mercado ainda tem muitos desafios diante desse cenário e nesse sentido entendo que temos muito espaço para criar situações que ajudem as Seguradoras a maximizar recursos e redesenhar processos através dos nossos serviços.

Como vê a tecnologia a favor do aumento da venda de seguro de vida ? Como você pretende contribuir para isso?

Estou extremamente entusiasmado. Durante anos estamos buscando novas formas de aumentar a penetração do seguro de vida na população brasileira e de uma certa forma o modelo tradicional de vendas de forma presencial sempre nos limitou naturalmente ao níveis que atingimos até então. Com a tecnologia podemos desenvolver novos Produtos que atinjam todas as classes sociais e que sejam fáceis e ágeis na forma de contratação. Uma das questões mais complexas sempre foi a capilaridade e o ticket médio dos seguros, mas agora quando pensamos que o cliente de qualquer lugar do país pode adquirir um produto via internet, fica difícil não enxergar que o mercado será muito próspero nos próximos anos.

O que espera desse novo desafio?

Nessa nova função de vice-presidente na Samplemed poderei ajudar o mercado de uma outra forma, colocando todos os meus conhecimentos técnicos e comerciais adquiridos dentro das Seguradoras por onde passei para desenvolver novas ferramentas digitais que facilitem a comercialização de seguros de vida. Quando penso que podemos fazer uma subscrição automática levando em consideração questões de saúde e de estilo de vida das pessoas, fico ainda mais otimista com o futuro do nosso mercado. A Samplemed já tem um bom posicionamento no mercado e acompanhei essa construção ao longo desses últimos anos como cliente. Acho de extrema importância preservar e fortalecer a cultura interna e trabalhar para ser um grande facilitador na busca do constante crescimento da empresa junto com seu corpo de colaboradores que já é extremamente competente.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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