saúde

FenaSaúde promove debate sobre custos da saúde no dia 13

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

Release

Economistas, acadêmicos e representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e de operadoras de planos de saúde vão debater o tema ‘Custos em Saúde. Como medir?’, durante o 3º Workshop de Análise de Impacto Regulatório, nesta sexta-feira (13), no Rio de Janeiro. Promovido pela FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), o evento terá transmissão online; as inscrições presenciais já foram encerradas. Para acompanhar em tempo real, faça sua inscrição: https://bit.ly/2KQKCGl

Na abertura, a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, e a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Karla Coelho, farão uma breve apresentação de boas-vindas, contextualizando o debate sobre os custos em saúde. “Essa discussão é mais do que oportuna; é obrigatória, porque se trata de um problema mundial. Os custos da saúde precisam ser reduzidos. As duas principais variáveis que impactam os custos são os preços dos procedimentos e a frequência de utilização. O IPCA só apura a variação dos preços, não a frequência. O workshop vai discutir as alternativas existentes para medir a real inflação do setor”, afirma Solange Beatriz.

O primeiro painel, ‘Evolução dos Custos da Saúde: Índices Setoriais e Variação dos Custos Médico-Hospitalares’, terá palestras de José Fernando Pereira Gonçalves, do IBGE, que falará sobre “O cálculo do IPCA/Saúde do IBGE”, e de Rafael Pedreira Vinhas, gerente-geral regulatório da Estrutura dos Produtos da ANS, que abordará o “Índice de Variação das Despesas Médico-Hospitalares calculado pela ANS”. Com tempo destinado à realização de debate entre os palestrantes, o painel terá a moderação do diretor-executivo da FenaSaúde, José Cechin.

O segundo painel terá como tema ´Reajuste Técnico, Reajuste por Sinistralidade e Equilíbrio Contratual´. O palestrante será o economista Paulo Pereira, da UFRJ, que abordará a importância do cálculo do preço atuarialmente justo e a necessidade do reajuste para o equilíbrio dos contratos. Vão debater o assunto Lais Perazzo, da Amil; Flávio Bitter, da Bradesco Saúde; Mônica Nigri, da SulAmérica; e Paulo Furquim, do Insper, com moderação de Luiz Roberto Cunha, economista e professor da PUC-RJ.

Confira a programação detalhada: https://bit.ly/2tpBNIm

Evento: 3º Workshop de Análise de Impacto Regulatório – Custos em Saúde. Como Medir?
Local: Rua Senador Dantas, 74, 16º andar, auditório da CNseg, Rio de Janeiro
Data: 13 de julho (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Inscrições gratuitas para transmissão em tempo real: https://bit.ly/2KQKCGl

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário