Rádio CNseg: Marcio Coriolano aborda a poupança das famílias brasileiras no ´Fala Presidente`

Release

A poupança das famílias brasileiras é o tema do programa “Fala Presidente” desta segunda-feira. Nele, o presidente da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, aborda as duas questões que prejudicam a formação de poupança no país.

“A primeira é a falta de cultura de poupança que existe no Brasil”, afirma. “O segundo fator diz respeito à relação entre o que a pessoa vai receber de aposentadoria e o que recebe na vida ativa. Essa taxa é alta no Brasil: 82,5%. Como a taxa é elevada, a maioria das pessoas acha que, quando parar de trabalhar, receberá de aposentadoria algo que seja suficiente para viver para a vida toda, o que é um erro enorme.”

Outro assunto em destaque na programação da semana é a chamada proteção veicular. Amanhã, a “Entrevista Especial” traz o deputado federal Lucas Vergílio (SD-GO), autor de um projeto de lei que proíbe associações, cooperativas e clubes de benefícios de comercializarem contratos similares ao do seguro, como é o caso da proteção veicular. O projeto será discutido em audiência pública nesta quinta-feira (9) na Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a questão. Na quarta-feira, o tema volta a ser abordado, desta vez no quadro “Conheça os Seguros Gerais”, pelo presidente da FenSeg, João Francisco Borges da Costa.

O “Minuto da Capitalização” desta segunda narra a história de um grupo de amigos de Santa Maria de Jetibá (ES) que investiram em capitalização como forma de poupar e, graças a isso, conseguirão ir juntos à Copa do Mundo da Rússia. O caso é contado pelo gerente da agência bancária onde os títulos foram contratados.

Nesta terça, o quadro “O Seguro na sua Região” apresenta uma entrevista com o presidente do Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, Augusto Mattos. Ele fala sobre os principais desafios do mercado segurador nesses Estados. No mesmo dia, vai ao ar também o “Qual é a Dúvida?”. Já na quarta-feira, é a vez do “Inovação e Sustentabilidade”.

Na quinta, o “Hora do Consumidor” entrevista o presidente do Instituto Brasiliense de Direito Público, Ricardo Morishita, que aborda as relações de consumo no setor de seguros. No mesmo dia, o “Por Dentro da Saúde Suplementar” transmite a terceira e última parte do painel que debateu, na 8ª Conseguro, a proteção do consumidor na saúde suplementar. Participam a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, a advogada Angélica Carlini e o diretor da Bradesco Saúde Flávio Bitter. Ainda na quinta, o quadro “Seguro Internacional” explica como funciona o Seguro Viagem para quem pretende ir à Europa.

Fechando a semana, no “Dicas do Consultor”, o professor da Escola Nacional de Seguros José Antônio Varanda dá orientações para os futuros pais sobre a formação de reservas financeiras para o bebê que vai nascer. Também na sexta-feira, entra o programa “Entenda os Seguros de Pessoas”.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS