AGENDA: Comunicação digital e inovação em debate no Fórum S2 Evento nos dias 5 e 6 de abril

O Brasil hoje tem 119 milhões de internautas (Fonte: Statista – Digital Market Outlook). Se levarmos em conta a população total do país, podemos afirmar que 58% da população brasileira já se conecta à internet. E, apesar da crise, o e-commerce só cresce no Brasil: em 2016 teve um aumento de 7,4% com relação a 2015, totalizando um faturamento de 44,4 bilhões de reais (Fonte: Ebit Informação). Diante desses números e de fenômenos da cultura digital como o Uber, o Airbnb, o Netflix, o Spotify, que revolucionaram o consumo da sociedade nos últimos anos, o Fórum S2 – Gestão e Distribuição de Seguros Massificados, que acontece entre os dias 5 e 6 de abril na Amcham, traz para essa edição palestras e painéis focados em comunicação digital e inovação. Afinal de contas, por que o mercado segurador brasileiro ainda não se beneficiou do digital como poderia?

Pesquisas mostram como o setor no Brasil, comparado com outros países, ainda está tímido no ambiente digital. De acordo com o Google Barometer, apenas 6% das pessoas que pesquisam por seguro automóvel pela internet compram online. Já 55% usa a internet como ferramenta de pesquisa porém a compra é feita de maneira offline. Na Austrália, para se ter uma ideia, a compra online de seguro auto chega a 33%, número maior do que a compra offline de 31%. Para Gerson Ribeiro, professor de marketing digital e palestrante do Fórum S2, “Entre 2014 e 2016, houve um aumento de 60% nas buscas em sites de comparação de preços (Fonte: Google). Isso quer dizer que as pessoas estão usando a tecnologia para comparar os valores mas, no mercado segurador, elas ainda não conseguem comprar pela internet na maioria das vezes”, explica. Em sua palestra “Entenda o Comportamento do Consumidor”, que acontece no dia 6 de abril, ele abordará algumas ferramentas digitais que podem dar suporte nesse sentido como a mídia programática, a experiência do usuário, entre outras.

Para Marcelo Teixeira, mestre em comunicação e práticas de consumo e consultor em estratégias de marketing digital, que mediará o painel “Desafios da Comunicação de Seguros Massificados em Ambientes Digitais”, existem três pilares da comunicação digital que se retroalimentam e que precisam ser absorvidos não só pelas seguradoras mas também por corretores e agências de comunicação para que a inovação e a tecnologia se tornem de fato realidade no mercado: 1. o conteúdo do ambiente digital precisa ser relevante; 2. a linguagem no ambiente digital tem que ser mais dinâmica, imagética e, o mais importante, humanizada; 3. a interação é extremamente necessária. “Nossa proposta nesse painel é reunir as três pontas do mercado – seguradoras, distribuidores e agências – para que sejam apresentadas e debatidas soluções que possam auxiliar todos os players”, explica Claudia Lopes, diretora executiva da CFL Consultoria e curadora da programação do Fórum. O painel vai contar com a participação de Alessandro Xavier, COO da corretora online Sossego Seguros; Max Petrucci, CEO da agência digital Garage; e Paulo Rossi, diretor comercial de canais estratégicos do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.

O Fórum S2 também vai apresentar exemplos brasileiros de seguradoras e plataformas mobile que resolveram quebrar a barreira do digital: Youse e thinkseg são as primeiras Insurtechs (segmento das FinTechs focado em serviços avançados e disruptivos para o mercado segurador) brasileiras que estão modificando a tradicional forma de fazer seguros e fortalecendo o relacionamento com os clientes. Em sua palestra no dia 6, Gustavo Zobaran, head de brand experience da Youse – plataforma de venda de seguros 100% online da Caixa Seguradora – vai apresentar a Youse como a Insurtech referência no mercado brasileiro, setor que atraiu investimentos de US$ 3,1 bilhões no mundo todo, segundo o relatório InsurTech Outlook, da consultoria Everis. Zobaran destacará a importância do trabalho de construção e desenvolvimento de marca como um pilar estratégico dentro do negócio da Youse.

Já André Gregori, CEO da thinkseg, contará em sua palestra do dia 5 as primeiras percepções do mercado neste início de operação da startup que integra seguradoras, corretores e clientes num mesmo marketplace que oferece todos os serviços pelo celular. Na plataforma mobile, por exemplo, não há dispositivo de rastreamento instalado no carro. Por meio de um aplicativo que capta as informações do motorista (distância, percurso, modo de fazer as curvas, modo de frenagem), são gerados pontos e descontos no valor do seguro. Esse formato, que premia o condutor que dirige bem introduz o conceito pay as you drive e pay as you use (pague conforme você dirige) no setor de seguros brasileiro.

Programação Fórum S2 – Gestão e Distribuição de Seguros Massificados

5 de abril
8h30 – Welcome e credenciamento
9h – Abertura com Claudia Lopes, diretora executiva da CFL Consultoria e curadora da programação do Fórum
9h10 – Lojas Marisa – com Eduardo Loreto, Gerente de Produtos e Serviços Financeiros nas Lojas Marisa responsável pela gestão dos produtos: Cartão Private Label, Cartão Co-branded, Empréstimo Pessoal, Seguros, entre outros.
10h10 – Marketing do Futuro | Como entrar na cabeça do consumidor? – com Fernando Kimura, professor convidado da ESPM para cursos de marketing, empreendedorismo digital e branding digital, também professor do MBA em marketing digital da Faculdade Impacta.
11h10 – Coffee break
11h30 – thinkseg – com André Gregori, CEO da plataforma mobile
12h30 – Almoço
14h – Painel: os desafios da comunicação digital de seguros massificados em ambientes digitais – com Marcelo Teixeira, mestre em comunicação e práticas de consumo e consultor em estratégias de marketing digital, Alessandro Xavier, COO da corretora online Sossego Seguros; Max Petrucci, CEO da agência digital Garage; e Paulo Rossi, diretor comercial de canais estratégicos do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.
15h30: Informe Técnico – Generali Seguros – com Claudia Papa – Head de Mass Consumer do Escritório Regional das Américas
15h50: Os desafios do Bancassurance no Mercado Massificado – com Julio Felipe, CEO da Caixa Seguradora Odonto
16h50: Coffee break
17h10: Trade Marketing – com Michele Borba, Superintendente de Affinity da Zurich Seguros

6 de abril
9h: Abertura
9h10: Novo Mundo – com José Guimarães, Diretor Nacional de Operações na rede Novo Mundo
10h10: Informe Técnico – OpenText – com Alexandre Mobridge, Diretor América Latina da Opentext
10h40: “O consumidor conectado”. Estudo global sobre o engajamento do consumidor às suas marcas nos segmentos financeiro e telecomunicações – com Alexandre Primo, Diretor de Marketing e Produtos da Affinion International, e Cesar de Medeiros, líder da unidade Brasil para Negócios de Engajamento de Clientes na Affinion Brasil.
11h40: Coffee break
12h: De zero a cem milhões. Como fazer sua empresa voar em vendas – com Patricio Darvinson, Sócio-Diretor da UBLA Promotora (por 3 anos consecutivos vencedora do Troféu Titânio Bradesco), Empreendedor e Coaching.
13h: Almoço
14h30: Marketing Digital – Entenda o Comportamento do Consumidor – com Gerson Ribeiro, Professor de Markering Digital e eCommerce na ESPM.
15h30: Informe técnico Nextia – com Patricia Freire
15h50: Case Youse: a insurtech referência no Brasil – com Gustavo Zobaran, Head de Brand Experience na Youse
16h50: Coffee break
17h10: Palestra de encerramento – com Claudia Lopes, diretora executiva da CFL Consultoria e curadora da programação do Fórum

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS