Swiss Re Corporate Solutions desenvolve solução inédita no setor de seguros

Release

A Swiss Re Corporate Solutions desenvolveu o aplicativo Agro Inspeções, o primeiro do Brasil para a subscrição de riscos voltado ao seguro agrícola. O objetivo é apoiar as vistorias de campo, eliminando o uso de papel, padronizando o envio de imagens e utilizando satélite para a definição da área segurada. A expectativa é de que a tecnologia ajude a diminuir o tempo de contratação do seguro e traga mais precisão para as informações checadas in loco.

Segundo José Cullen, diretor de seguros rurais da Swiss Re Corporate Solutions, com o aplicativo, os dados coletados em campo são disponibilizados para o serviço de retaguarda de forma mais estruturada e de acordo com um modelo de formulário digital específico para cada cultura agrícola. “O sistema consegue eliminar ambiguidades e dados incorretos já no momento do preenchimento, no campo. Dentre os benefícios da digitalização estão a qualidade dos dados, a segurança, a consistência, a padronização e a rapidez. Economizamos horas, e em alguns casos até dias de trabalho nos processos de subscrição e monitoramento”, afirma o executivo.

No mercado em geral, as inspeções de campo são realizadas com formulários de papel, sujeitos a diversas fragilidades como rasuras, extravio e preenchimento com resultados ambíguos, inválidos ou com letras ilegíveis. Outro problema é a entrega desse material, uma vez que a cada vistoria, os documentos precisam ser enviados por correio ou digitalizados em computador.

Com a nova ferramenta, todas essas dificuldades são superadas. Os croquis das áreas seguradas, antes feitos à mão, agora são construídos com imagens via satélite. A aplicação também possui um banco de dados de cada cliente, o que agiliza ainda mais as inspeções, uma vez que não é preciso recuperar o histórico em arquivos físicos.

O aplicativo funciona online ou off-line e o preenchimento dos formulários, fotos e imagens de satélite são obtidos diretamente no dispositivo, podendo ser encaminhados por meio de uma conexão Wi-Fi. “O aplicativo centraliza, em uma única plataforma, todas as ferramentas necessárias anteriormente para uma vistoria: câmeras digitais, papeis, scanners e laptops. Assim, os técnicos saem da lavoura com todo o material preenchido e pronto para envio, sem a necessidade de reter informações para preenchimento posterior ou retrabalhos por rasuras e não conformidades”, diz Cullen.

A Swiss Re Corporate Solutions projeta, até o fim do primeiro semestre de 2017, que 95% das inspeções sejam realizadas com o aplicativo, reduzindo o tempo do ciclo de cada transação comparado com o modelo atual, queda significativa no custo operacional, padronização dos dados e agilidade dos processos.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI. Juntas, a Swiss Re Corporate Solutions e a TCS inscreveram a novidade na edição 2016 do Prêmio Inovação em Seguros realizada pela CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais). O projeto foi classificado como um dos finalistas na categoria Processos. O vencedor será revelado durante a cerimônia de premiação no dia 15/12.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS