Itaú Seguridade representa 12,2% do lucro do banco

O banco Itaú divulgou nesta manhã lucro líquido recorrente de R$ 5,5 bilhões no terceiro trimestre do ano, queda de 8,9% em relação ao resultado do mesmo período do ano passado. A Itaú Seguridade representou 12,2% desse ganho. O lucro líquido recorrente das atividades foco, (que contempla o resultado das operações de seguros, previdência e capitalização), foi de R$ 647 milhões no terceiro trimestre de 2016, 4,2% menor em relação ao trimestre anterior, devido principalmente ao aumento dos sinistros, parcialmente compensados pelo incremento de prêmios ganhos.

Seguros representou R$ 360 milhões, previdência R$ 218 milhões do ganho, capitalização R$ 69 milhões). As demais atividades de seguros correspondem aos produtos de Garantia Estendida, Saúde, a participação no IRB Brasil RE e outros registraram lucro recorrente de R$ 36 milhões, redução de 31,3% em relação ao trimestre anterior, devido aos menores prêmios ganhos, parcialmente compensados pela redução dos sinistros e despesas de comercialização, pela rescisão antecipada do contrato de garantia estendida entre Itaú Seguros e Via Varejo, ocorrida no terceiro trimestre de 2014.

O índice de seguridade, que demonstra a participação do lucro líquido recorrente de Seguros, Previdência e Capitalização em relação ao lucro líquido recorrente do Itaú Unibanco, atingiu 12,2%, redução de 0,9 ponto percentual em relação a junho de 2016. O índice combinado, que indica a participação das despesas decorrentes da operação em relação à receita de prêmios ganhos, atingiu 59,8% no período, apresentando aumento de 3,4 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, principalmente em função do aumento dos sinistros e do aumento de despesas não decorrentes de juros.

A comercialização de seguros e capitalização nos canais bankline/ internet, mobile, caixa eletrônico, terminal de caixa e bankfone, representaram 53,2% das vendas a correntistas no trimestre, aumento de 6 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. A comercialização de capitalização nesses canais representou 78,5% do total comercializado no período. O valor das vendas de seguros e capitalização a clientes das Agências Digitais representou 11,2% das vendas totais no terceiro trimestre de 2016, aumento de 2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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