Estudo da Liberty Seguros revela os principais riscos para pequenas e médias empresas paulistas

liberty logoRelease

A Liberty Seguros acaba de lançar um estudo que analisa os principais sinistros de escolas, pet shops, bares e restaurantes das cidades de São Paulo e Campinas. Foram mapeados os maiores causadores de acidentes em 2,2 mil pequenas e médias empresas desses nichos, entre abril de 2014 e março de 2015, utilizando a base de clientes da empresa.

De acordo com a diretora de Seguros Empresariais da Liberty Seguros, Rosy Herkza, esses três nichos empresariais apresentaram crescimento significativo na carteira de seguros corporativos e representam uma importante fatia dos seguros destinados para pequenas e médias empresas no Brasil. “A Liberty Seguros tem uma extensa variedade de seguros para pequenas empresas, com coberturas específicas para cada tipo de negócio. Foi isso que nos permitiu analisar, detalhadamente, os sinistros desses três ramos de atuação”, revela.

Escolas

A pesquisa revelou que as escolas foram as que mais sofreram sinistros por roubo (45%). Seguidos por sinistros relacionados a vendavais (27%), impulsionados pelos ventos de até 96,8 km/h, registrados na região de Campinas, pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, no início de 2015.

O terceiro lugar ficou com os sinistros por danos elétricos (18%), já que, nessa mesma época, em decorrência da mudança climática, 90 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica em Campinas e em cidades vizinhas, segundo a CPFL.

Responsabilidade civil aparece em último lugar, com 10% dos sinistros. Herkza explica que essa porcentagem é alta na base de clientes da empresa, principalmente porque o Liberty Escolas oferece cobertura para alunos, inclusive em eventos externos. “O Liberty Escolas conta ainda com serviços especiais como gerador e conserto de eletrodomésticos, muito acionados nesse período pesquisado”, complementa a executiva.

Pet Shops

Nos pet shops, o sinistro mais reportado no período da pesquisa foi o de responsabilidade civil, que totalizou mais da metade dos avisos registrados (56%). De acordo com Herkza, isso se deve pela ampla cobertura do Liberty Pet Shops nesse quesito: “A cobertura por responsabilidade civil no Liberty Pet Shops tem como objetivo proteger a empresa segurada de eventuais danos a animais sob sua guarda e responsabilidade, como, por exemplo, acidentes durante o serviço de banho e tosa ou fuga do animal. O reembolso prevê as despesas veterinárias e eventuais despesas com funeral ou cremação dos animais”. Completam os sinistros do Liberty Pet Shops, os avisos de danos relacionados a vendavais (26%) e de danos elétricos (18%).

Bares e Restaurantes

De acordo com o levantamento da Liberty Seguros, nesse tipo de empresa, o sinistro mais registrado é o de danos elétricos, com 32% dos avisos. Isso se dá, principalmente, porque os acidentes mais comuns nesse tipo de negócio são provenientes de instalações incorretas do sistema de gás, da rede elétrica e a má utilização de equipamentos.

Herkza lembra que as empresas precisam estar constantemente atentas às regras de segurança. De acordo com a executiva, o risco de incêndio em cozinhas é muito alto, pela existência de óleos aquecidos, substâncias inflamáveis e chamas. “É importante realizar semanalmente a limpeza das coifas e mensalmente a dos dutos de exaustão em cozinhas industriais para evitar o acúmulo de gordura no interior desses equipamentos, que causam grande número dos incêndios registrados”, conta.

Na sequência, foram registrados avisos de sinistros de roubos, tanto de valores (26%) quanto de bens (22%). Sinistros referentes a vendavais finalizam a lista (17%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui