Instituições lançam, no dia 25 de fevereiro, novas propostas e ações educativas para 2015

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Disseminar a cultura do seguro e da previdência complementar em escolas de ensino fundamental e médio, contribuindo, dessa forma, para ajudar os estudantes a compreenderem como concretizar suas aspirações e se prepararem para as diversas fases da vida. Com esse olhar voltado para o futuro, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), em parceria com a Superintendência de Seguros Privados (Susep) – instituições que integram o Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) – desenvolveram uma ação que beneficiará alunos das praças do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Palmas, Fortaleza e Salvador.

A peça teatral ‘Suse, Perez, a Atuária Natália e o Sonho de Prêmio’, produzida pela Cia. Teatral Ensino em Cena, com duração de 30 minutos, será apresentada em 15 escolas públicas de ensino fundamental e médio, durante a 2ª Semana de Educação Financeira (ENEF), que acontecerá nos dias 9 a 15 de março. A peça, que aborda a amizade entre quatro amigos, é dividida em esquetes e canções. Com narrativa leve e didática, mescla as situações cotidianas que abordam o mercado segurador. Durante a apresentação, os espectadores poderão conhecer a história da origem do seguro, como e onde se aplica, o que faz um profissional de ciência atuária e o que é planejamento financeiro.

O lançamento da peça acontecerá no dia 25 de fevereiro, durante cerimônia no auditório da Escola Nacional de Seguros, no Rio de Janeiro, e contará com a presença do superintendente da Susep e presidente do CONEF, Roberto Westenberger, do presidente da CNseg, Marco Antonio Rossi, e da diretora executiva da CNseg e membro do CONEF, Solange Beatriz Palheiro Mendes.

Para o presidente da CNseg, Marco Antonio Rossi, é por meio da educação financeira que consumidores e investidores podem desenvolver habilidades e segurança para se tornarem mais preparados para verificar oportunidades de mercado. “Esta mudança de comportamento contribui, assim, para o consumo financeiro mais responsável da população, além de assegurar a conscientização dos riscos assumidos e reforçar a estabilidade e confiança no Sistema Financeiro Nacional”, ressalta Rossi.

Além da peça teatral a CNseg realizará outras importantes ações durante a 2ª Semana ENEF: o 3º Seminário de Direitos e Deveres do Consumidor de Seguros, marcado para 12 de março, em Porto Alegre, e um ciclo de palestras gratuitas sobre educação financeira aberto ao público.

SEMANA ENEF

Diversas ações educacionais serão realizadas nesta segunda edição da Semana ENEF, que irá incluir iniciativas de toda a sociedade. Aqueles interessados em organizar alguma atividade na semana deverão observar as orientações e critérios contidos que podem ser acessados em:http://www.semanaenef.gov.br/como-participar/orientações

A 1ª Semana ENEF, realizada em maio de 2014, contou com uma programação intensa, tanto de iniciativas inscritas (mais de 170 ações, entre palestras, cursos, workshops, gincanas, concursos culturais etc.) como de participantes – mais de 13 mil interessados em aprender sobre finanças pessoais e investimentos. O evento aconteceu de segunda a sexta-feira em 20 cidades diferentes do País, além de participantes do “mundo virtual”.

Um diferencial nesta edição é que datas de realização da 2ª Semana ENEF coincidem com a Global Money Week, evento mundial de educação financeira voltado para crianças e adolescentes, e que, em 2014, alcançou mais de 3 milhões de crianças e jovens em 118 países.

ENEF

A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) é uma política pública lançada em 2010, com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, bem como contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) é formado pelos seguintes órgãos e entidades públicas: Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério da Previdência Social; Ministério da Justiça; Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg); e Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

O CONEF também mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF – Brasil) para a concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento e administração de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integram a ENEF.

Programação do dia 22 de fevereiro:

10h30 – Credenciamento

11h – Abertura – Presidente da CNseg, Marco Antonio Rossi

11h15 – Lançamento da iniciativa de educação financeira da Susep em parceria com a CNseg

Superintendência da Susep e Presidente do CONEF: Roberto Westenberger

Membro titular da CNseg no CONEF: Solange Beatriz Palheiros Mendes

12h – Apresentação da peça teatral “Suse, Perez, a Atuária Natália e o Sonho de Prêmio”

12h45 – Encerramento

Local: Auditório da Escola Nacional de Seguros (Rua Senador Dantas, 74, Centro)

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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