Quanto mais trabalho, mais sorte tenho. Essa é uma das frases de Acácio Queiroz, um otimista nato, que começou a trabalhar com 11 anos de idade e agora, aos 65, lança seu primeiro livro. “Já plantei muitas árvores, constitui uma família maravilhosa ao lado de Iara nos últimos 45 anos, e só faltava escrever um livro”, disse ele muito emocionado durante encontro com jornalistas hoje, durante um brunch no Octavio Café, em São Paulo.
Tive o prazer de ter sido convidada por ele para fazer o prefácio. Nele, digo que se fosse possível resumir Acácio Queiroz em uma frase, diria isso: Apaixonado pelo que faz. Com título inspirado no início de sua caminhada profissional, como carregador de malas na rodoviária de Curitiba, “Minhas Bagagens” conta a trajetória de Acácio, um marido e pai dedicado, empresário que há nove anos é CEO da Chubb e o “coach” que se tornou ao participar do sucesso profissional de tantas pessoas, inclusive de oito trainees que iniciaram carreira sob seu comando e que hoje comandam empresas. Aliás, esse será o tema de seu próximo livro: A fábrica de CEOs de Acácio Queiroz.
Uma das primeiras dicas do autor aos que buscam uma carreira de sucesso é “Ser antes de Ter”. Segundo ele, só assim é possível balancear o peso das coisas e conseguir o equilíbrio necessário na tumultuada vida da sociedade moderna. “Um dos grandes desafios do mundo corporativo hoje é equilibrar a equação trabalho, família e lazer’, disse ele, que descreve várias histórias em seu livro com o objetivo de ser uma fonte de inspiração para o desenvolvimento dos jovens profissionais.
Pautado pela ética, se vai longe, afirma Acácio Queiroz. Segundo ele, a fórmula do sucesso reúne uma série de características, como compartilhar desafios, investir nos estudos, ousar a fazer algo que nunca foi feito, dar asas aos sonhos e chão para as realizações e superar-se nas crises. “Importante também ter o erro como seu mestre”, ressalta um dos executivos mais elegantes do setor de seguros. “Sempre fui vaidoso”, conta. “Quando trabalhava como gerente comprava a melhor camisa que podia, parcelada. Parecia o filho do governador, mas era apenas um trabalhador”, brinca o executivo que encontra tempo contribuir com diversas instituições beneficentes e educacionais.
O livro, patrocinado pela Chubb, grupo norte americano para o qual trabalha há nove anos, retrata passagens importantes da construção de sua carreira profissional, nacional e internacional (acumulou mais de 3 milhões de milhas em apenas uma companhia aérea), bem como artigos e matérias que retratam a sua contribuição para o crescimento do mercado de seguros e da companhia. Em sua gestão, a subsidiária brasileira saltou dos US$ 80 milhões em faturamento em 2004 para possíveis US$ 750 milhões em 2015, se o Brasil cumprir as metas traçadas.
Acácio Queiroz, como bom segurador, gerencia com maestria um dos maiores riscos das corporações: a comunicação. “Uma das grandes forças de uma companhia é o seu potencial de se comunicar interna e externamente”, escreve ele em seu livro. “Seja em momentos favoráveis ou nas crises, uma coisa é certa: como em qualquer relação é preciso ter respeito para que as coisas deem certo”, sugere ele entre tantas outras dicas para se ter sucesso na vida.
O livro não será vendido, mas com certeza quem desejar um exemplar conseguirá facilmente nas palestras realizadas pelo executivo ou mesmo com alguém de sua equipe. Boa leitura!
procure a assessoria de imprensa do Acácio Queiroz – [email protected] – abs
Como securitária gostaria de ter a oportunidade de ler um exemplar…como posso ficar sabendo das Palestras…ou da possibilidade de adquirir o exemplar (mesmo que não o vendam). Obrigada Renate