A Bradesco Capitalização estreia no segmento de títulos de capitalização voltado para substituir o fiador nos contratos de aluguel. Trata-se de um título de pagamento único, chamado Solução de Aluguel. “Investimos dois anos na criação desse produto, criado por uma equipe de ponta (foto) para realmente levar às imobiliárias, aos proprietários de imóveis para alugar e aos locatários um produto que faça a diferença e ajude toda a cadeia”, diz Norton Glabes Labes, diretor presidente da Bradesco Capitalização, durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (3), em São Paulo.
Segundo pesquisa encomendada à Ernest Young, há cerca de 8 milhões de imóveis alugados, dentro de um universo de 57 milhões. Destes, 65% utilizam a figura do fiador e 35% outros instrumentos de garantia. Considerando-se apenas o Estado de São Paulo, 22% são casas; 44% apartamentos; e 35% imóveis comerciais. Destes, 55% usam fiador; 30% caução; 14% seguro fiança; e apenas 0,8% título de capitalização.
Sem fazer previsão de vendas, Glabes conta com vendas significativas, pois tem mais de 30 mil corretores para ofertar o produto, bem como as agências (40 mil profissionais de vendas) e as imobiliárias, que compõem um nicho significativo de clientes dentro do grupo. São 6,6 mil imobiliárias clientes do Bradesco. A cada venda, a imobiliária é remunerada em 3,5% sobre o valor do título e na renovação também, explica Ricardo Alahmar, diretor da Bradesco Capitalização. “Acreditamos que, com novos concorrentes, ainda mais um do peso da Bradesco, e mais divulgação, o título de capitalização na solução de aluguel, vai ajudar a aumentar a penetração do produto nesse segmento”, acrescenta.
Marco Antonio Rossi, presidente do grupo Bradesco Seguros, também acredita que o lançamento irá contribuir muito para difundir o produto em todo o Brasil, que visa atender às necessidades dos clientes. “O objetivo principal da nossa atuação é criar produtos que atendam aos anseios de nossos clientes e é assim que o setor tem crescido acima do PIB e nos permitiu aumentar a nossa participação para 5,77%”, informa Rossi, que também é presidente da CNseg.
O movimento de executivos para outras cidades, que tem sido intenso em razão da realização da Copa 2014, evento espalhado em 12 cidades sedes, bem como a busca por melhor qualidade de vida, que tem levado muitas famílias a deixarem as capitais em busca de cidades interioranas, também estimularam a Bradesco Capitalização a entrar nesse mercado de solução de aluguel, explicou o presidente da Bradesco Capitalização.
Para entrar no mercado que já conta com concorrentes de peso, a Bradesco buscou diferenciais, como flexibilidade na negociação dos valores, sorteios semanais, enquanto os outros são mensais, e um sistema mais simplificado que traz agilidade para a contratação. ”O título é a garantia total para o relacionamento entre inquilino e locatário, evitando toda a burocracia no aluguel”, comenta Glabes.
Não há carência para sacar os recursos, mas há um deságio no valor a ser resgatado, caso seja efetuado antes do final do contrato de 15 meses, renovável por mais 15. No final do plano, o locatário recebe todo o dinheiro de volta, se nada acontecer ao imóvel. Em caso de estragos ou inadimplência, o valor acumulado será usado para indenizar o proprietário. O participante do título também concorre a sorteios semanais. Nos outros produtos, não recebe de volta.
O “Solução de Aluguel” tem um pagamento único de R$ 100 a R$ 50 mil. Os sorteios semanais equivalem a cinco vezes o valor do título, considerando o valor já líquido de impostos. O título também conta com rede de assistência nas locações residenciais, com um pacote completo de atendimento 24 horas, com serviços de chaveiro a help desk. Foi criada uma central de atendimento exclusiva para os clientes desse produto.
A venda se dará pelo corretor ou pela imobiliária, bem como pela central de atendimento e portal da Bradesco. O produto pode ser comprado por não correntista, diante do pagamento por meio de boleto bancário, mesma forma de pagamento dos que forem clientes do banco.
A Bradesco Capitalização tem uma carteira de 3,5 milhões de clientes, cerca de 22 milhões de títulos ativos e market share de 24,1%. As provisões técnicas somaram R$ 5,6 bilhões no primeiro trimestre do ano, com faturamento de R$ 983 milhões até março de 2013.
Crédito da foto: Fábio Salles