Estudo da Accenture projeta crescimento e boa rentabilidade do setor

Mais um estudo positivo para a indústria de seguros mundial. Realmente parece que o setor está conseguindo mostrar ao mundo a a sua importância e, consequentemente, passou a ser notícia positiva no planeta. Depois da Folha noticiar, o Brasil Economico publicou hoje um resumo interessante sobre a pesquisa apresentada pela Accenture, que avalia a rentabilidade das seguradoras ao redor do mundo, encomendada pela Accenture e conduzida pelo Institutional Investor Market Research Group. Segundo noticiam os jornais, o estudo consultou 68 dos principais analistas de seguros, em 16 países, e apontou que analistas de investimentos de seguros esperam uma maior rentabilidade destas companhias. A opinião dos especialistas de mercado é baseada no melhor desempenho das seguradoras e naquelas que investiram na expansão para os mercados emergentes.

Os analistas esperam que as seguradoras recomendadas – baseadas em ratings – possam entregar um retorno médio antes de imposto sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês: ROE) de 14,9% em 2012, comparado a 13,7% em 2011. A expectativa é de que a rentabilidade continuará a subir: metade dos entrevistados espera das seguradoras recomendadas maior ROE antes de impostos nos próximos três anos. A expansão para mercados emergentes é considerada pelos analistas como importante ou fundamental para elevar o rating.

Todos disseram que iniciativas de fusão e aquisição de seguradoras norte-americanas, europeias e japonesas nos mercados do Brasil, Rússia, Índia, China e México são importantes orientadoras para elevação do rating ao longo dos próximos três anos. A maioria (88%) dos analistas de seguro de vida disse que o crescimento orgânico nestes mercados é importante para também elevar o rating nos próximos três anos.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois é Galiza. Parece mesmo. Vamos ver. Mas do jeito que tenho visto corte de verbas e alta de preço de seguro… quem sabe … pode ser que fique até acima…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS