O executivo brasileiro Fernando Moreira deixa a presidência do HSBC Seguros para encarar um grande desafio: CEO da operação de vida e saúde da Cigna na China. Recentemente, o brasileiro Marcelo Teixeira, responsável pela operação de seguros da América Latina, assumiu a operação mundial de seguros do HSBC, tendo sob sua responsabilidade a administração de 8 mil pessoas.
Para Moreira, no entanto, essa é uma etapa natural da sua carreira profissional. “Aprendi muito nesses quase quatro anos como CEO de seguros do HSBC no Brasil, onde cheguei proveniente da China, pais em que vivi quatro anos e meio”, conta. A Cigna, uma das maiores em vida e saúde nos Estados Unidos e presente em 29 países, quer ser considerada a melhor companhia em proteção de qualidade de vida para as pessoas. Difundir essa estratégia está entre as responsabilidade do novo CEO da Cigna China. Como conseqüência, outra meta ousada: elevar o faturamento atual de US$ 250 milhões para US$ 1 bilhão até 2015.
Hoje, a operação chinesa é a maior da seguradora americana fora dos Estados Unidos, com três grandes unidades de negócios (vida, saúde, planos corporativos e benefícios para expatriados). São 3 mil funcionários em nove províncias, nas quais atua em parceria com o China Merchants Bank. Segundo a regulamentação chinesa, estrangeiros só podem atuar no setor de seguros por meio de joint venture.
O formato da operação brasileira é referência em seguros para o HSBC. O modelo aqui adotado – assume as operações de vida e previdência e atua em parceria com seguradoras especializadas em riscos patrimoniais – será implementado no mundo. Atualmente, o grupo negocia a venda mundial das operações de seguros gerais.
No Brasil, isso foi feito anos atrás, quando a carteira foi vendida para a alemã HDI. Alem da HDI, Allianz e SulAmérica são parceiras do banco inglês, que recentemente anunciou a possibilidade de mudar a sua sede da Inglaterra, em razão dos custos com as novas regras de Basileia, caso a regulamentação em discussão seja realmente implementada.
















teve a oportunidade de ver o fernando moreira trabalhando.e simplesmente fantastico.sua capacidade de entender as coisas e colcoar em pratica e algo unico.me lembro ainda do Fernando recem chagado ao HSBC causando duvidas ate mesmo pela sua pouca idade.Porem em muito pouco tempo ele demonstrou a todos seu grande potencial.mantendo toda a equipe com uma adrenalina positiva.cobrando e ao mesmo tempo motivando a todos com sua grande energia e inteligencia.para mim foi o maior lider que vi em atividade.e acredito que nunca mais verei algo igual.tenho a certeza que onde ele estiver tera grande sucesso e fara como sempre que seus comandados sejam seus seguidores incondicional.pois alem de tudo o mesmo e carismatico.com relacao a integridade tambem e algo acima da media.ressumindo apesar de nao ter sido seu funcionario, fui em prestador de servicos do hsbc.onde tive a oportunidade de implantar com o opoio do mesmo um conceito diferenciado de liquidacao de sinitro atraves da auto quality.e nao fosse a motivacao dele nao conseguiriamos a ter o menor sinistro medio do brasil em 1998 em MG.Hoje nao atuo neste segmento de seguros.guardo comigo uma grande gratidao e recolhecimento deste grande ser humano.Fernando Moreira.
lhe desejo todo sucesso do mundo.
Luiz Alberto
bebeto.
auto quality
lara
Tive a oportunidade de trabalhar com Fernando nos anos 2000 à 2002, o que agregou muito em minha carreira por seu dinamismo, rapido na tomada de decisão e inovador. Tenho certeza a Cigna fez uma belissima aquisição!