AXA no Brasil destaca papel do mercado de seguros no combate à violência contra a mulher

Com Assistência Maria, seguradora oferece suporte jurídico e emocional às vítimas, integrando proteção social à estratégia ASG

por AXA

A cada dia, quatro mulheres são assassinadas no Brasil, a maioria em seus próprios lares, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025. Em 2024, foram registrados mais de 245 mil casos de violência doméstica, revelando que o problema permanece urgente e exige ações coordenadas da sociedade civil, do poder público e do setor privado.

Neste contexto, o Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, instituído pelo Governo Federal em 2022, ganha importância ainda maior. A campanha também relembra os 19 anos da Lei n° 11.340/2006 (Maria da Penha), marco histórico no combate à violência doméstica.

A AXA no Brasil, alinhada ao compromisso global do grupo com a igualdade de gênero e a proteção de pessoas, reafirma seu engajamento no Agosto Lilás e destaca como o mercado segurador pode ser parte ativa dessa transformação. Um exemplo é a Assistência Maria, serviço oferecido no Seguro de Vida Coletivo e no Seguro de Acidentes Pessoais, que cria uma rede de suporte para seguradas em situação de risco.

O benefício permite que a vítima tenha uma série de recursos para acionar em caso de qualquer ameaça à sua integridade física, emocional ou psicológica, como:

  • Criação de Rede de Proteção composta por até 3 (três) pessoas, que serão acionadas via mensagem de texto em aplicativos de troca de mensagens e/ou e-mail, pela Assistente Virtual, caso a usuária acione a função AJUDA;
  • Acionamento da função AJUDA através da Atendente Virtual do serviço Assistência Maria, para que envie mensagens de texto em aplicativos de troca de mensagens e/ou e-mail para os seus Protetores;
  • Localização de serviços públicos e privados voltados ao atendimento de casos de violência doméstica e que estejam próximos à usuária;
  • Acesso a banco de dados com perguntas mais frequentes sobre violência doméstica;
  • Indicação de advogadas especializadas em violência doméstica conforme sua solicitação e preferências.

“Contribuir para a construção de um mundo onde a mulher possa viver plenamente, sem riscos à sua existência só por ser mulher, é um pilar essencial da nossa estratégia ASG. Isso se reflete não apenas nas nossas políticas internas de equidade, mas também em soluções concretas para clientes, como a Assistência Maria. Nosso compromisso é garantir a segurança, o respeito e o bem-estar de todas as mulheres”, afirma Alexandre Campos, Vice-Presidente de RH, Jurídico, Compliance e ASG da AXA no Brasil.

Para a companhia, a igualdade de gênero é um valor estratégico. No Brasil, as mulheres representam 52% do quadro total e 47% dos cargos de liderança. A empresa também apoia iniciativas como o SOU Segura e o Instituto pela Diversidade e Inclusão no Mercado de Seguros (IDIS), que trabalham pela equidade no setor.

“Iniciativas como o Agosto Lilás são fundamentais para dar visibilidade ao tema e fortalecer a rede de apoio. Como seguradora, entendemos que nosso papel vai além da indenização: é criar soluções que ofereçam proteção real e imediata para quem precisa”, reforça Alexandre. 


A AXA também reforça:  se você ou alguém que você conhece está em situação de risco, ligue para o número 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou procure a delegacia mais próxima.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS