Generali divulga Relatório de Sustentabilidade e demonstra seu compromisso socioambiental no Brasil 

Empresa se destaca pelas ações de incentivo à transformação tecnológica no setor, equidade de gênero e jornada para pegada de carbono neutra 

A Generali Brasil, seguradora centenária no país, divulga em junho seu Relatório de Sustentabilidade de 2024. No período, a empresa focou em iniciativas que vão além do retorno financeiro e buscam uma governança sólida sobre o assunto como, por exemplo, a constituição de um Comitê de Sustentabilidade, formado por colaboradores de diversas áreas da empresa.

O documento reúne os principais marcos ao longo do ano passado no âmbito ASG (Ambiental, Social e Governança). Em um mundo cada vez mais preocupado com a responsabilidade socioambiental, a companhia reafirma a importância de integrar critérios deste pilar em todas as suas frentes de atuação, com medidas concretas para seus clientes e a sociedade. 

Sustentabilidade na prática 

Alinhada ao seu objetivo de Net-Zero até 2050, a Generali passou a medir suas emissões de carbono, seguindo critérios internacionais do GHG Protocol, ao mesmo tempo que implementou medidas para baixa emissão, tais como a100% de sua frota formada por carros híbridos ou flex, instalações em prédio classificados como “AAA” e trabalho híbrido de seus colaboradores.

Outra decisão em nível global foi o aprimoramento da sua Política de Subscrição e Investimentos, que determina agora a interrupção do fornecimento de coberturas para companhias que não apresentem planos sólidos de transição energética, além da extensão dessa política também para o mercado de petróleo e gás. Setores como mineração e carvão também não recebem subscrições da seguradora.
 

Diversidade e inclusão 

Em 2024, 44% dos cargos estratégicos e 41% dos cargos de liderança na seguradora foram ocupados por mulheres, refletindo um avanço concreto na composição dos principais órgãos decisórios. Ao observar seu quadro de colaboradores, a Generali destaca o equilíbrio na distribuição de gênero, com cerca de 49,5% de mulheres. 

Em termos de equidade racial, 54% dos funcionários da seguradora se autodeclaram como Pretos ou Pardos, demonstrando um ambiente diverso e condizente com a população brasileira. A Generali também conta com cerca de 20% de seus colaboradores acima dos 50 anos de idade, valorizando talentos com maior experiência no mercado.

A empresa reconhece que um ambiente de trabalho saudável é essencial para engajamento e produtividade. Por isso, em 2024 ampliou suas ações de bem-estar, com o lançamento do “Programa de Amamentação”, que permite às mães em período de amamentação a opção pelo trabalho remoto integral por até um ano após o parto. 

Ao todo, o Grupo de Trabalho de Diversidade, Equidade e Inclusão elaborou 70 iniciativas que se tornaram 31 ações realizadas durante 2024. Isso continua em 2025, tendo como base os pilares de gênero, gerações, LGBTQIAPN+, pessoa com deficiência e diversidade cultural e racial.
 

Foco no cliente 

A seguradora também reafirmou seu compromisso com a escuta ativa das necessidades de seus clientes, parceiros e demais stakeholders. Como resultado desse diálogo constante, o Net Promoter Score (NPS) aumentou 9 pontos em apenas um ano.

Em compromisso com a Lei Geral de Proteção de Dados, a empresa segue as melhores práticas globais de coleta, armazenamento e compartilhamento de dados. Essas medidas rigorosas resultaram em nenhuma queixa relevante relativa à violação da privacidade ou perda de dados de seus clientes. 
 

Premiações e reconhecimentos 

A empresa conquistou importantes marcos, especialmente com o Prêmio Sou Segura, que reconheceu iniciativas de igualdade salarial e promoções de mulheres em posições de liderança na companhia. Também esteve, pelo terceiro ano consecutivo, entre as 20 empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com o estudo do MIT Technology Review, quando recebeu o Prêmio Innovative Workplaces. Além disso, foi prestigiada com reconhecimento da plataforma Reclame Aqui, em que foi destacada como uma seguradora confiável e transparente.
 

Práticas de impacto social 

Ao pensar no papel que exerce para a sociedade, a Generali decidiu implementar diversas medidas visando o impacto social positivo, em especial para comunidades em situação de vulnerabilidade. Em parceria com diferentes ONGs e incentivando o engajamento dos colaboradores, a seguradora atuou de forma a atender a necessidade individual de cada instituição.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS