Generali anuncia plano de recompra de ações de 500 milhões de euros

Fonte: Generali

A Generali divulgou o progresso do plano estratégico “Lifetime Partner 24: Driving Growth”, confirmando que está no caminho certo para cumprir todas as principais metas financeiras. “Desde o lançamento do nosso plano estratégico, a Generali continuou a desfrutar de um crescimento lucrativo e a criar valor para todas as partes interessadas. As recentes aquisições reforçaram ainda mais a posição da Generali como uma seguradora europeia líder e expandiram o nosso negócio de Gestão de Ativos a nível global”, comentou O CEO Philippe Donnet, em nota.

“Juntamente com nossos fortes resultados financeiros, também mantivemos o foco em inovar nosso modelo de relacionamento com parceiros vitalícios e em continuar com sucesso a nossa jornada de sustentabilidade a longo prazo. Como resultado da confiança na conclusão de nosso plano e na posição de caixa e capital do grupo, propomos uma recompra de 500 milhões de euros na próxima Assembleia Geral em abril, confirmando nosso foco na remuneração dos acionistas”, acrescentou.

Os negócios de Proteção, Saúde e Acidentes (PH&A) tornaram-se significativos para a rentabilidade do grupo, representando 22% dos prêmios brutos emitidos em 2022. A Generali espera um crescimento contínuo dos negócios de PH&A, graças à posição de liderança do Grupo em linhas pessoais europeias, uma oferta de produtos extensa e renovada e sua rede de distribuição proprietária exclusiva.

A Generali anunciou a aquisição da Liberty Seguros em junho de 2023. A transação reforça significativamente a posição de mercado na Espanha e em Portugal, complementando as operações ibéricas existentes em termos de oferta de produtos e estratégia de distribuição. A aquisição também dá à Generali uma presença no lucrativo mercado irlandês de P&C. A transação aumentará a rentabilidade e a competitividade e espera-se que a Liberty Seguros contribua, após o excesso de repatriamento de capital, com mais de 250 milhões de euros anuais para o lucro antes de impostos do Grupo até 2029.

O acordo Conning, anunciado em julho de 2023, acelerará a implementação da visão sobre Gestão de Ativos e permitirá que o Grupo entre no mercado dos EUA. Conning tem um forte ajuste cultural graças a um DNA de seguros compartilhados e capacidades de investimento especializadas. A parceria de longo prazo com a Cathay Life garante a estabilidade da AUM na Conning e oferece oportunidades de expansão de negócios na Ásia.

O grupo espera alcançar sinergias anuais entre 70 e 80 milhões de euros da transação dentro de cinco anos e está no caminho certo para superar suas metas em Remessas e Fluxo de Caixa Líquido Consolidado. As sensibilidades à Solvência 2 e fatores de mercado reduziram significativamente. Como resultado, a estrutura de apetite ao risco foi revisada, reduzindo o limite superior da faixa de meta de 240% para 230%.

A seguradora italiana também se beneficia da transição para os novos padrões contábeis, com o negócio Vida, apresentando crescimento constante e mais previsibilidade. Graças ao reforço tarifário e às medidas técnicas implementadas durante 2022 e 2023, que continuarão em 2024, o Índice Combinado não descontado deverá ficar abaixo de 96% em 2024.

À luz de todas estas conquistas, a Generali decidiu apresentar uma proposta à próxima Annual General Meeting, em abril, para lançar um plano de recompra de ações de 500 milhões de euros durante 2024, sujeito a todas as aprovações relevantes, enfatizando o foco na remuneração dos acionistas, a confiança no Caixa e posição de capital do grupo.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS