A Fitch Ratings tem uma perspectiva neutra para o setor de seguros da América Latina em 2022 na maioria dos mercados. A perspectiva neutra é baseada em um perfil da indústria e ambiente operacional (IPOE) estáveis, crescimento de prêmios alinhado com a recuperação econômica e uma normalização das taxas de sinistros de saúde e vida, que se beneficiam de uma maior cobertura da população totalmente vacinada.
A Fitch espera que o setor de seguros do Brasil, Costa Rica e El Salvador se deteriore em linha com a Perspectiva Negativa sobre os ratings soberanos e o potencial impacto em seus respectivos IPOEs e carteiras de investimento, que estão altamente concentrados em títulos soberanos. As seguradoras continuam altamente influenciadas pelo governo soberano devido à sua exposição significativa a títulos do governo e à concentração de suas operações nas economias domésticas.
O desempenho do segmento de vida e saúde deve melhorar em 2022 graças a uma tendência de queda nos índices de sinistros (principalmente relacionados à vida e saúde da Covid), preços de renovação crescentes e taxas de juros mais altas, o que compensará o aumento nos custos de cuidados médicos, consultas e tratamento. A lucratividade do setor Não Vida, ou seguro de danos, estará exposta aos efeitos negativos das flutuações cambiais e subsequente aumento da inflação, restrições da cadeia de suprimentos e aumento dos custos de resseguro. Um cenário de baixa seria influenciado por tensões sociais e políticas devido a eleições em alguns países e maior volatilidade da carteira de investimentos.
O relatório completo “Perspectivas 2022: Setor de Seguros da América Latina” está disponível em www.fitchratings.com.