Seguro DPVAT já pagou mais de 27 mil indenizações por morte este ano

O último domingo (15) foi dia de lembranças e reflexões para quem já perdeu um familiar ou amigo em acidentes de trânsito. Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito completou 25 anos de existência em 2020. E as estatísticas da Seguradora Líder reforçam a importância da iniciativa. Somente entre janeiro e outubro deste ano, o Seguro já pagou 27.839 indenizações para beneficiários de vítimas fatais. 

Mesmo em um ano atípico, por conta do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, os números seguem altos e em crescimento. Apenas de setembro para outubro, os benefícios concedidos para ocorrências envolvendo mortes aumentaram 8%. E os recortes trazem de forma detalhada o cenário dessa tragédia. Neste ano, 51% dos acidentes fatais indenizados pelo Seguro DPVAT envolveram motocicletas, enquanto 34% envolveram automóveis. 

Os motoristas dos veículos foram a maioria das vítimas, representando 54% do pagamento das indenizações. Já os pedestres foram responsáveis por 28% dos casos, seguidos pelos passageiros, com 18%. Quanto à faixa etária, o maior número de perdas, 40%, se deu justamente no grupo que está no auge da vida economicamente ativa: 25 a 44 anos. 

Para o diretor de Operações e T.I. da Seguradora Líder, Iran Porto, as estatísticas são alarmantes e chamam a atenção para a necessidade de ações de conscientização. Ele explica que a divulgação desses números tem por objetivo informar a sociedade para, com isso, contribuir para a melhoria do cenário. “A Seguradora Líder divulga, mensalmente, os dados de indenizações pagas para que eles se tornem insumos para a construção de políticas públicas em prol de um trânsito mais seguro e menos violento no Brasil”.

E foi focada nesse compromisso que, desde setembro, a companhia passou a disponibilizar um painel online para consulta pública com dados de acidentes de trânsito. Na página, é possível encontrar a quantidade dos acidentes registrados e/ou projetados no Brasil entre os anos de 2010 e 2020 e o cruzamento desses números por categoria, cobertura indenizada do Seguro, região do país e estado, além de outros recortes.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito ocorre sempre no terceiro domingo de novembro. A homenagem é uma forma de provocar a reflexão sobre a importância da atitude consciente de motoristas, passageiros e pedestres.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre seguros, previdência, educação financeira, longevidade e saúde para o blog Sonho Seguro, do qual e fundadora, e para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do SindSeg-SP, entrevistadora em eventos e podcasts, bem como palestrante sobre temas diversos que envolvem o setor de seguros. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 17 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS