A resseguradora alemã Munich Reinsurance Co. prevê um lucro menor em 2017 do que no ano passado, com os preços fracos e investimento em tecnologia. O lucro líquido esperado está entre 2 bilhões e 2,4 bilhões de euros (2,1 bilhões a 2,5 bilhões de dólares) este ano, contra 2,6 bilhões de euros em 2016. Os preços de resseguro estão caindo há vários anos devido ao aumento da concorrência no setor e à falta de catástrofes naturais nos mercados desenvolvidos, o que geralmente impulsiona a demanda.
“Ainda não vimos o fundo do poço”, disse o presidente-executivo Nikolaus von Bomhard em entrevista coletiva. “Acreditamos que teremos chegado ao fundo em breve”. Seguradoras e resseguradoras têm procurado formas de racionalizar seus negócios em áreas como a automação do processamento de pedidos. As empresas temem o avanço das “insurtechs” e também das empresas de tecnologia e mídia social como a Amazon ou Facebook.
Munich Re e outros, como AXA e Aviva, estão investindo em insurtech. Mudanças na tecnologia exigirão que a Munich Re “estabeleça parcerias que anteriormente não seriam consideradas”, disse o ressegurador em comunicado na quarta-feira, explicando a menor orientação de lucros.