Munich Re prevê queda no lucro e aposta em parcerias com insurtechs

A resseguradora alemã Munich Reinsurance Co. prevê um lucro menor em 2017 do que no ano passado, com os preços fracos e investimento em tecnologia. O lucro líquido esperado está entre 2 bilhões e 2,4 bilhões de euros (2,1 bilhões a 2,5 bilhões de dólares) este ano, contra 2,6 bilhões de euros em 2016. Os preços de resseguro estão caindo há vários anos devido ao aumento da concorrência no setor e à falta de catástrofes naturais nos mercados desenvolvidos, o que geralmente impulsiona a demanda.

“Ainda não vimos o fundo do poço”, disse o presidente-executivo Nikolaus von Bomhard em entrevista coletiva. “Acreditamos que teremos chegado ao fundo em breve”. Seguradoras e resseguradoras têm procurado formas de racionalizar seus negócios em áreas como a automação do processamento de pedidos. As empresas temem o avanço das “insurtechs” e também das empresas de tecnologia e mídia social como a Amazon ou Facebook.

Munich Re e outros, como AXA e Aviva, estão investindo em insurtech. Mudanças na tecnologia exigirão que a Munich Re “estabeleça parcerias que anteriormente não seriam consideradas”, disse o ressegurador em comunicado na quarta-feira, explicando a menor orientação de lucros.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS