A MAG Seguros anunciou mudanças na sua área comercial. A reestruturação tem como objetivo dar foco estratégico, aumentar a velocidade de resposta às demandas de cada público e criar as bases para novos ciclos de expansão. Marcio Batistuti assume a Diretoria Comercial de Negócios Individuais (B2C) e Carice Weber lidera a Diretoria Comercial de Negócios Corporativos (B2B e B2B2C).
O Varejo reúne uma rede de 38 unidades, 200 líderes comerciais e 470 colaboradores, com uma base ativa de aproximadamente 17 mil corretores, dos quais cerca de 3 mil realizam vendas mensais. Já a frente Corporate tem como missão o relacionamento com grandes contas, cooperativas e parceiros estratégicos de distribuição. Atualmente, são mais de 70 coberturas e soluções, todas disponíveis para qualquer modelo de negócio.
“Essa nova estrutura veio para reforçar o nosso protagonismo no setor de seguros. Tenho como certo que abrirá espaço para um ciclo de crescimento ainda mais sólido, pautado por inovação e sustentabilidade”, afirma Helder Molina, CEO da MAG Seguros. “Estamos confiantes de que este movimento vai nos permitir ampliar nossa presença nos salões de venda, que são a força motriz da empresa, além de consolidar ainda mais a nossa expertise no atendimento aos parceiros do B2B2C — modelo no qual temos investido nos últimos anos e que se mostrou fundamental para a estratégia de crescimento da companhia.”
Batistuti e Carice nasceram em 1976, são do signo de Peixes e trabalham juntos na MAG há mais de 20 anos. A sinergia entre eles se mostra poderosa para enfrentar os desafios de um segmento que ganha novos concorrentes e acelera a transformação das seguradoras especialistas em seguro de vida, com a promessa de aumentar a penetração de seguros no Brasil. “Cerca de 17% da população do país tem seguro de vida, segundo estatísticas da CNseg, a confederação das seguradoras. Mas se tirarmos dessa conta o seguro prestamista, por exemplo, que é contratado quando se toma um empréstimo, este percentual cai para um dígito, o que mostra o potencial de crescimento que temos como desafio”, comenta Batistuti. “A mudança não alterou o dia a dia das operações, mas foi fundamental para que possamos crescer mais, explorar os atuais modelos e criar novos. Nosso único objetivo é expandir”, acrescenta Carice.
Batistuti reforça que a MAG Seguros, com seus 190 anos de história, se consolidou como uma companhia empreendedora, que combina tradição e inovação para oferecer proteção financeira às mais diversas camadas da população. Essa vocação de se reinventar e criar estruturas adequadas para cada momento do mercado tem permitido à seguradora se manter em expansão contínua, mesmo diante de cenários regulatórios em transformação e de um ambiente de concorrência cada vez mais acirrado.
Ao longo de quase dois séculos, a MAG participou de diferentes ciclos do setor de seguros, sempre com a coragem de se adaptar. Nos últimos anos, reforçou a aposta em inovação, na digitalização de processos, na diversificação de canais de distribuição e na ampliação de produtos. A companhia adota a estratégia de manter a mesma base técnica — capital segurado, coberturas e taxas — para todos os parceiros. O que muda é a “embalagem” de distribuição, sempre preservando o propósito central de colocar o cliente no centro das decisões.
“Essa filosofia garante que não haja canibalização entre canais. Não importa se é um corretor recém-formado, uma assessoria ou uma grande cooperativa: quando a oferta chega ao cliente final, ela é igual em termos de capital, cobertura e taxa. O que diferencia é a capacidade consultiva e de relacionamento de cada parceiro”, explica Batistuti. Para ele, essa prática reforça a equidade e protege a saúde das relações de longo prazo: “Se um cliente já está bem atendido, não faz sentido desestabilizar essa relação apenas com um preço menor. Nossa visão é de sustentabilidade e bom senso.”
Carice destaca que o diferencial da MAG está na proximidade com os parceiros e na capacidade de acompanhar toda a jornada do cliente, reduzindo atritos. “Se houver dificuldade em alguma etapa, isso impacta no fim da linha. Por isso, circulamos por todas as áreas da empresa. Mesmo eu, formada em Direito, dialogo diariamente com tecnologia para ajustar jornadas digitais. Essa integração faz parte da nossa estratégia e nos permite entregar soluções completas”, afirma.
O momento é de oportunidades, mas também de desafios. A entrada em vigor do Marco Legal dos Seguros, as consultas públicas da Susep e o avanço do Open Insurance exigem preparo das seguradoras. Para Batistuti, o maior desafio do modelo, que vai permitir que clientes comparem produtos de diferentes seguradoras, está em comparações simplistas que não refletem a realidade dos produtos.
“No seguro de vida individual, não basta olhar apenas idade e capital segurado. É preciso considerar se a cobertura é temporária ou vitalícia, se há reserva, qual a política de reenquadramento etário e quais riscos são excluídos. Do contrário, o cliente pode achar que encontrou um preço melhor, mas na prática está contratando algo menos robusto. Esse é um desafio para o mercado, e queremos contribuir para que a regulação traga clareza”, avalia.
O histórico da MAG mostra que a empresa sempre soube navegar em ambientes de mudança. A cultura de intraempreendedorismo é um traço forte da companhia: negócios começam em um canal, ganham escala e muitas vezes se transformam em novas linhas ou até em empresas, como aconteceu com a Simple2You, com parcerias em cooperativas e agora com a Favela Seguros. “Temos instinto empreendedor. Criamos, testamos e damos espaço para que iniciativas floresçam. Isso vale para a companhia e para nossos colaboradores”, reforça Batistuti.
O modelo de remuneração da área comercial é um exemplo dessa mentalidade. Embora o salário fixo esteja na média de mercado, o potencial de remuneração variável é bem acima. Gerentes e executivos que performam em alta intensidade podem alcançar ganhos totais significativamente maiores. “Queremos que as pessoas gerem resultado e sejam bem recompensadas por isso. Esse é um diferencial que motiva e eleva o nível do time”, comenta Carice.
Esse espírito se reflete também na longevidade da equipe. Batistuti e Carice têm 49 anos, são amigos de quase duas décadas e somam mais de 20 anos de empresa cada um — no caso dela, incluindo o início como corretora formada pelo programa da própria MAG. Entre os principais executivos, a média é de 50 anos de idade e 25 anos de casa, um retrato raro no mercado. “Isso mostra que crescemos junto com a companhia, que se renova e cria novas oportunidades internas. É um ambiente que valoriza a experiência e, ao mesmo tempo, incentiva a inovação”, completa Batistuti.
Ao celebrar 190 anos, a MAG reafirma sua vocação de crescer junto com a sociedade brasileira, levando soluções de proteção financeira para diferentes perfis de clientes, da população de baixa renda a grandes grupos corporativos. A criação de novas estruturas, como a divisão da diretoria comercial, reflete a convicção de que a coragem de mudar é parte essencial da tradição da companhia. “Temos frio na barriga porque acreditamos no potencial de crescimento do seguro de vida no Brasil. O mercado está em um momento propício e a MAG está preparada para continuar crescendo acima da média”, resumem os diretores comerciais.