CQCS Insurtech & Inovação lança Presença Negra, projeto que reforça a inclusão no mercado de seguros

O CQCS Insurtech & Inovação 2025 dá um passo importante no compromisso com a diversidade ao lançar o Presença Negra, um projeto autoral construído para ampliar a visibilidade, o acesso e o protagonismo da comunidade negra no mercado de seguros. A proposta vai além da participação pontual no evento e busca consolidar uma rede contínua de oportunidades, conexão e valorização.

Coordenado por Alexandrina Filha com apoio de Adriane Sacramento, Gabrielly Marqueton, Hélen Calazans e Marília França, além de profissionais que contribuíram ativamente para o seu desenvolvimento, como Evanildo Souza (Porto Seguro) e Rafael Mendonça (Aon), o projeto foi pensado com cuidado desde o início. Referências do setor foram mapeadas, especialistas da indústria convidados e lideranças consultadas para a construção de um formato em conjunto com a própria comunidade negra.

O Presença Negra parte da escuta e do debate aberto para definir ações concretas que se materializam no evento e com expectativas que se mantenham pós-evento. A definição do propósito (garantir a inclusão e protagonismo) foi o ponto inicial do projeto, seguida da identificação de lideranças e profissionais do setor até o envio de convites e desenho de formato. Cabe destacar que tudo passou por validação coletiva, com a comunidade envolvida.

Durante o CQCS Insurtech& Inovação 2025, o Presença Negra contará com ações como ampliação de acesso por meio de cupons de desconto nos ingressos; homenagens a lideranças negras, incluindo uma sala dedicada a uma personalidade de destaque do setor; presença de anfitriões e palestrantes negros nos painéis; a mentoria “Conectando Talentos”, aproximando jovens profissionais de lideranças do mercado; e elementos de representatividade visual, como banners com fotos de profissionais negros e broches com a marca do projeto.

A expectativa é que, após o lançamento no CQCS Insurtech & Inovação 2025, onde as ações sairão do papel, a manutenção da rede seja contínua.

Para Gustavo Doria Filho, fundador do CQCS, o projeto é um marco: trata-se de “uma das iniciativas mais importantes já empreendidas pelo CQCS em 24 anos”. O executivo ressalta que a construção garante “que a própria comunidade negra defina o modelo e a forma de participação no evento” e que “lideranças negras inspirando os mais jovens” ajudam a consolidar “um mercado mais inclusivo, mais equânime e, principalmente, mais verdadeiro”.

Quem constrói
Além do time do CQCS e dos profissionais citados acima, também integram o projeto: Carla Paixão, Carlos de Paula, Caroline Santos, Cesar Pedro, Denis William, Gabriel Rodrigues, Igor Sabino, Ivanildo Sousa, Joyce Barbosa, Kleber Ferreira, Mariano Souza, Narely Nicolau, Samira Baptista, Samira Santana, Sandra Ribeiro, Solange Guimarães, Thereza Moreno, Vanessa Passos, Veridiana Silva, Victor Albuquerque e Viviane Elias.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS