ANTT, CNseg e FenSeg capacitam gestores públicos para melhor uso de seguros em leilões, licitações e PPPs

por CNseg

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), junto à Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), realizou, nesta terça-feira (19), em Brasília (DF), o “Workshop Seguros Aplicáveis aos Transportes Terrestres”. O evento técnico, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), contou com especialistas do setor de seguros e de infraestrutura terrestre para debater sobre seguros aplicáveis a rodovias e ferrovias, suas coberturas e particularidades.

A superintendente de Relacionamento com o Poder Executivo da CNseg, Laíne Meira, destacou a importância do encontro para a promoção da inclusão dos seguros em diversas modalidades do setor público.

“Existe um grande desconhecimento dos seguros, de maneira geral. O setor de seguros é muito amplo. Não envolve somente os grandes riscos, os danos e responsabilidades, mas também capitalização, o setor de saúde e previdência privada. Diante disso, uma das diretrizes da CNseg é que encontros como esse possam manter o diálogo com as entidades, aproximar-se de outros setores e desenvolver o tema de seguros da melhor forma possível”, destacou.

Para o diretor da ANTT, Lucas Asfor, a aplicação de seguros na operação de transportes é indiscutível. Ele ressalta que o encontro deve promover melhor preparação para a aplicação securitária de iniciativas, principalmente na área de transporte terrestre.

“Não precisamos nem discutir sobre a importância do seguro tanto no desenvolvimento da infraestrutura do transporte terrestre, na construção ou na modernização de uma rodovia ou de uma ferrovia. Não há um desenvolvimento sustentável sem a solidez de um contrato ou sem a cobertura de um seguro confiável para todos. Ainda mais para quem vai desembolsar um investimento vultoso, como no setor de infraestrutura, e em ações relacionadas à operação do transporte, tanto de passageiros quanto de cargas. Um workshop como esse não é apenas um evento, mas sim o início de uma parceria, a fim de trazer toda a governança para ambos os setores”, afirmou.

Segundo o diretor-executivo da FenSeg, Danilo Silveira, a aplicação dos seguros em obras públicas ou ações que envolvam as políticas de transportes no país pode auxiliar na diminuição de riscos e, certamente, trazer mais segurança para usuários e poder público.

“Empresas e governo convivem com risco todo dia e o seguro é a ferramenta mais adequada de transferência desse risco. Contudo, apesar de importante, é um produto ainda desconhecido. Eu creio que a gente tem uma jornada para disseminar esse conhecimento. Que a gente comece o diálogo aqui, para que a gente vá evoluindo e debatendo os temas de interesse de ambas as partes”, ressaltou.

Temas debatidos 

Análise de Riscos: Apresentado pelo diretor-executivo da FenSeg, Danilo Silveira, teve como tema central a gestão de riscos para identificar, avaliar e tratar eventos que possam impactar uma organização. Ele abordou as principais etapas da modalidade, como identificação, análise, tratamento e monitoramento, e a viabilidade técnica das ações. Enfatizou que a transferência dos riscos, via contratação de seguros, é uma das alternativas para o tratamento dos riscos.

Riscos de Engenharia: O vice-presidente da Comissão de Riscos de Engenharia da FenSeg, Christian Zammit, apresentou os conceitos básicos do tema, como a definição do seguro, área de atuação e principais tipologias, além do início e término da vigência da apólice. Em sua abordagem, ele destacou a identificação das partes integrantes e condições contratuais, a atuação no âmbito geográfico, cobertura e valor de risco, e exemplificou como é apresentada a estrutura de uma apólice de seguros sobre o tema.

Responsabilidade Civil Geral e o Seguro Ambiental: O presidente da Comissão de Responsabilidade Civil Geral e Seguro Ambiental da FenSeg, Fábio Barreto, apresentou o tema abrangendo diversas modalidades e princípios que garantem a proteção conforme o contrato de seguro (Coberturas e Exclusões). Foram destacados exemplos práticos para evidenciar a importância do seguro na mitigação de riscos ambientais, obras e outras atividades correlatas.

Seguro Garantia: A presidente da Comissão de Riscos de Crédito e Garantia da FenSeg, Ketlyn Stefanovic, explicou a definição do Seguro Garantia e as partes envolvidas no contrato (tomador, segurado e seguradora). Ela apresentou as principais modalidades relacionadas ao setor público e pontos de observação a partir da nova lei de licitações.

Responsabilidade Civil Ônibus – RCO: O integrante da Comissão de Transporte da FenSeg, Misael Lima, apontou o que se deve observar no momento da contratação da apólice, as principais coberturas e exclusões sobre o tema. Ele ainda enfatizou a importância do seguro como um todo, além de aspectos da Lei 15.040/24 que impactam o seguro de RCO.

Seguro de Transportes e suas coberturas: Apresentado pelo presidente da Comissão de Seguro Transporte da FenSeg, Marco Antonio Nogueira, teve como destaque a abordagem dos conceitos do seguro, seguros obrigatórios de responsabilidade civil dos transportadores de Carga que incluem o RCTR-C, RC-DC (para desaparecimento de carga), RCTAC, RCA-C, RCTF-C (ferroviário) e RCOTM-C (operador de transporte multimodal). Ele destacou a recente portaria aprovada pela ANTT e as principais coberturas, exclusões e situações que deverão ser observadas no momento da contratação deste tipo de seguro.

Seguro de Property e suas particularidades: Na apresentação da vice-presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais – Grandes Riscos da FenSeg, Janete Tani, foram destacados os fundamentos do seguro de Property (patrimonial), suas coberturas, exclusões, tipos de apólices e particularidades que o diferenciam de outros ramos do seguro.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS