Programa do governo federal reforça educação financeira na base curricular com apoio da CNseg

O Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria MEC nº 502 que institui o Programa “Na Ponta do Lápis”. A normativa do governo federal se alinha às diversas ações sobre o tema em que a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) vem desenvolvendo nos últimos anos. A iniciativa visa consolidar e fortalecer as ações de educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária na educação básica, desde o ensino fundamental até o ensino médio. 

Exemplo disso, destaque para a participação do setor segurador durante as atividades da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada neste ano junto a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além disso, no ano passado a CNseg assinou um termo de cooperação junto a Escola Nacional de Administração Púbica (ENAP) com o objetivo de implementar programas de capacitação para a administração pública federal e cidadãos em geral, voltado para temas específicos e com maior profundidade para quem atua no mercado segurador. 

Para o diretor de assuntos corporativos da CNseg, André Nunes, o setor vem realizando várias iniciativas, junto a entidades públicas visando ampliar o conhecimento da população sobre o setor e sua atuação junto à sociedade brasileira, indo de encontro com os objetivos do projeto instituído pelo MEC. 

“Temos claro na missão institucional da CNseg a tarefa de disseminar a cultura de seguros no país. Esta missão só será cumprida se trilharmos o caminho da educação financeira. Em nosso Plano Estratégico (PDMS) a educação financeira é um dos principais focos.  Este ano, já implantamos projetos de educação inclusiva que vinculam sempre a educação e a educação financeira, como por exemplo, o recém lançado projeto Programadores Futuro Seguro”, destacou.

O programa do governo federal tem o objetivo de preparar estudantes para uma gestão financeira mais consciente e autônoma, fundamental para a construção da cidadania crítica e a inclusão social e econômica. Além disso, a portaria visa assegurar que a educação financeira se torne uma estratégia contínua e permanente nas escolas, redes e sistemas de ensino, garantindo que os estudantes tenham acesso a esses conhecimentos.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS