AXA no Brasil dá dicas de gerenciamento de risco no Dia do Caminhoneiro

Seguradora ressalta a importância de gerir riscos e o uso de inteligência de dados no monitoramento de veículos para maior segurança nas estradas

Fonte: AXA

No Dia do Caminhoneiro, a AXA no Brasil reforça seu compromisso com a proteção e valorização dos profissionais das estradas. Para marcar a data, a seguradora compartilha orientações essenciais sobre gerenciamento de risco no transporte de cargas.

Segundo levantamento anual da NSTECH, o roubo de cargas segue concentrado na região Sudeste, responsável por cerca de 80% das perdas registradas em 2024. Embora São Paulo e Minas Gerais tenham apresentado leve queda nos índices, o Rio de Janeiro acendeu um alerta: o estado saltou de 18,9% em 2023 para 25% do total de prejuízos no ano passado. Os trechos urbanos continuam sendo os preferidos das quadrilhas, especialmente em áreas de alta densidade populacional e baixa presença policial. Cargas fracionadas e alimentos seguem entre os itens mais visados, por sua facilidade de revenda e alto giro comercial.

O gerenciamento de risco desempenha um papel fundamental no monitoramento e na análise de dados para ampliar a segurança nas operações logísticas. Por meio da AXA Torre 360, solução desenvolvida para aumentar a proteção dos clientes de Seguro Transporte, a seguradora alia tecnologia de ponta à inteligência de dados para tornar os trajetos mais seguros, resguardando tanto as cargas quanto os motoristas.

“Serviços de gerenciamento de risco devem ser encarados como um investimento, e não como custo. Na AXA Torre 360, disponibilizamos diversas soluções tecnológicas aos nossos clientes, como painéis que consolidam todas as informações relevantes para a atuação dos analistas, um monitoramento mais efetivo, visão de dono e uma maior rapidez em atuações operacionais. A combinação entre tecnologia, inteligência artificial e análise de dados fortalece a segurança das frotas, aumenta a eficiência operacional e reduz custos com decisões logísticas mais assertivas”, destaca Denis Maelaro, diretor de P&C e Specialties da AXA no Brasil.

Cuidar da saúde dos caminhoneiros e caminhoneiras também é fundamental para garantir o bem-estar e a segurança para realizarem seu trabalho. O dia a dia de quem trabalha dirigindo um caminhão é repleto de desafios, com horas seguidas na estrada, um alto nível de estresse e falta de cuidados adequados com o sono.

“A segurança nas estradas é um trabalho conjunto. Com tecnologia, informação e atitude preventiva, conseguimos proteger não apenas os caminhoneiros, mas também o negócio dos nossos clientes”, conclui Maelaro.

Por isso, neste Dia do Caminhoneiro, a equipe de Gerenciamento de Risco da AXA reuniu cinco dicas para o cuidado da saúde dos motoristas e cinco tecnologias que podem contribuir para trajetos mais seguros nas estradas. Confira:

 

Cinco cuidados com a saúde dos caminhoneiros: 

1.       Tenha uma alimentação saudável e cuide da hidratação

2.       Tenha uma rotina de sono disciplinada

3.       Pratique exercícios físicos e fique atento à postura no volante

4.       Faça check-ups médicos regulares

5.       Não se esqueça de usar protetor solar

 

Cinco dicas de gerenciamento de risco:

 

1.       Telemetria 

O que é: Sistemas que coletam e analisam dados em tempo real do veículo (velocidade, frenagens bruscas, rota, tempo de direção, etc.).
Benefícios: Permite identificar comportamentos de risco, aprimorar treinamentos e agir preventivamente antes de incidentes.

 

2.       Câmeras de fadiga e atenção (DMS – Driver Monitoring System)

O que é: Câmeras internas com sensores que detectam sinais de cansaço, distração ou uso indevido de celular.
Benefícios: Emitem alertas ao motorista e relatórios à central, prevenindo acidentes por sonolência ou desatenção.

 

3.       Sensores IoT e rastreamento inteligente de carga

O que é: Dispositivos conectados que monitoram, em tempo real, localização da carga, condições do baú e status do veículo.
Benefícios: Reduz riscos de roubo, extravio ou avarias e possibilita respostas rápidas em situações críticas.

 

4.       Plataformas preditivas de gestão de manutenção

O que é: Softwares com IA que preveem falhas mecânicas com base em sensores e dados históricos.
Benefícios: Evita panes, diminui o tempo de inatividade da frota e garante segurança ao manter os veículos em condições ideais.

 

5.       Botões de pânico e integração com sistemas de emergência

O que é: Dispositivos acessíveis ao motorista que, ao serem acionados, enviam alerta com localização à central e/ou à polícia.
Benefícios: Proporciona resposta rápida em casos de roubo, sequestro ou acidentes, reforçando a segurança dos motoristas.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS