Porto pretende comercializar R$ 13 bilhões em produtos com atributos sustentáveis e de impacto positivo até 2030 

Com presença confirmada na Casa do Seguro, na COP30, companhia apresenta o plano estratégico de impacto ambiental, social e de governança conectado ao negócio e à performance financeira

Com o Brasil no centro das discussões climáticas globais por sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e diante da urgência crescente por ações concretas, a Porto anuncia sua nova estratégia de sustentabilidade. Batizada de Regenera, a iniciativa marca um novo capítulo na trajetória da companhia, que pela primeira vez estrutura metas públicas e de longo prazo para transformar sua atuação em quatro pilares estratégicos: Valorização do Capital Humano e Impacto Social, Estratégia Climática e Circularidade, Produtos e Soluções Sustentáveis e Engajamento da Cadeia de Valor.

Com o mote “Cuidar do presente para regenerar o futuro”, a estratégia Regenera nasce com o propósito de reequilibrar, restaurar e transformar, indo além da preservação e propondo um modelo que devolve à sociedade e ao meio ambiente mais do que retira. Para Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto, o Regenera é um convite à ação coletiva. “Sustentabilidade, para nós, é mais do que mitigar impactos. É regenerar relações, economias e territórios. Acreditamos que só há progresso quando ele é coletivo, e é isso que queremos construir com essa estratégia”, afirma. A construção do plano envolveu escuta ativa com stakeholders, definição de materialidade de impacto e financeira, e o compromisso de alinhar metas sustentáveis às diretrizes corporativas da companhia para os próximos cinco anos (2025–2030).

Metas e compromissos
 

Na agenda social, a Porto se compromete a investir R$ 40 milhões em projetos sociais, culturais e esportivos, além de alcançar 30% de pessoas negras e 50% de mulheres em cargos de liderança. No eixo ambiental, a companhia pretende reduzir em 40% suas emissões absolutas de gases de efeito estufa (escopos 1 e 2, com base em 2023), garantir que sua operação direta seja abastecida 100%por energia renovável e dobrar a reciclagem de carros no mesmo período.

O Regenera também define metas ligadas à inovação em produtos e serviços. Até 2030, a Porto pretende comercializar R$ 13 bilhões em produtos com atributos sustentáveis e de impacto positivo. Já no relacionamento com fornecedores e parceiros, o plano prevê que 100% da cadeia esteja monitorada com base em critérios ESG e que três empresas do grupo conquistem o Selo Pró-Ética.
 

Nova estratégia, legado consistente

Apesar de representar um novo momento estratégico, o Regenera não parte do zero. A Porto tem um histórico consistente de atuação socioambiental e cultural, com investimentos robustos por meio do Instituto Porto, políticas internas de diversidade e programas de impacto social reconhecidos.
 

Somente em 2024, foram realizadas 133 ações junto às 45 instituições sociais parceiras do Instituto. No mesmo período, 100% das emissões operacionais da companhia foram compensadas e toda a energia consumida nas principais unidades teve origem renovável. A Porto também reciclou 2,6 mil veículos e firmou uma parceria com a WayCarbon para a construção de seu plano de descarbonização. No pilar de diversidade, os avanços continuam: mulheres representam 57% do quadro de colaboradores, sendo 44% em cargos de liderança.
 

Outro destaque é que a Porto também já está confirmada na COP30 como empoderadora da Casa do Seguro, iniciativa liderada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). O espaço tem o objetivo de reunir representantes do setor para ampliar o debate sobre o papel do mercado de seguros na gestão de riscos climáticos e no financiamento de iniciativas sustentáveis.
 

A nova estratégia ampliará estes resultados e será aplicada em todas as operações da Porto no Brasil e no Uruguai, envolvendo um plano contínuo de mobilização e engajamento com colaboradores, parceiros e corretores. A proposta é consolidar uma cultura corporativa orientada à responsabilidade e à regeneração, que reconhece a urgência do agora e responde com ação, consciência e compromisso com o futuro.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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