Setor de seguros aposta em tecnologia para ampliar mercado e melhorar serviços ao cliente

por Gilmara Santos

A transformação digital avança de forma acelerada no mercado de seguros brasileiro, impulsionada por investimentos robustos em tecnologia e inovação. Dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) revelam que o setor deve destinar R$ 20 bilhões para essa área em 2025, um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior. “O investimento em tecnologia é parte fundamental da estratégia de todas as empresas, e aquelas que não aplicarem recursos nessa área correm o risco de ficar para trás”, destacou Dyogo Oliveira, presidente da CNseg, durante a Conseguro 2025.

O uso intensivo de dados, inteligência artificial e plataformas digitais tem sido fundamental para personalizar ofertas, tornar os produtos mais acessíveis e melhorar a experiência do cliente. “A personalização e a precificação mais inteligentes são possíveis graças ao uso massivo de dados e à digitalização, que também aumentam a eficiência e melhoram o atendimento”, explicou Ana Paula Schmeiske, presidente da Comissão de Inteligência de Mercado da CNseg.

Apesar dos avanços, ela alertou que a adoção de tecnologia ainda é desigual entre as empresas do setor. O desafio, segundo especialistas, é reduzir o enorme gap de acesso: atualmente, apenas 17% a 18% da população possui seguro de vida, 30% da frota de veículos tem cobertura, e previdências abertas e fechadas alcançam cerca de 10% dos brasileiros.

Além de expandir a base de consumidores, a modernização dos sistemas é essencial para que o setor acompanhe a velocidade das transformações. “Hoje, 20% da população compram 80% dos seguros. O desafio é chegar nos 80% que ainda não têm acesso”, afirmou Nuno Vieira, sócio da EY. Com o avanço tecnológico, também cresce a necessidade de fortalecer a proteção de dados e a privacidade.

Iagê Miola, da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), lembrou que o setor lida com informações extremamente sensíveis e precisa adotar mecanismos robustos de segurança, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O consenso no evento foi claro: inovação não é mais uma opção, mas uma estratégia central para ampliar a proteção financeira, garantir competitividade e atender às demandas de um mercado em rápida transformação.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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