Banco BV e Brasilseg fecham parceria para comercialização de seguro para placas solares

Seguro pode ser contratado por pessoas física e jurídica e indeniza sinistros de até R$ 3 milhões.

O banco BV, uma das maiores instituições financeiras do Brasil e líder no financiamento de placas solares, passa a oferecer seguro para sistemas fotovoltaicos financiados por pessoas físicas ou jurídicas junto à instituição. A proteção pode ser contratada no momento da assinatura do financiamento ou posteriormente, desde que os componentes do projeto tenham, no máximo, 10 anos de uso.

O seguro, ofertado pelo BV em parceria com a Brasilseg, empresa da BB Seguros, cobre todos os itens relacionados a placa, como células e vidros fotovoltaicos, molduras e baterias, além de prever indenizações por sinistros de até R$ 3 milhões. A vigência da apólice varia entre 12 e 36 meses, e os custos podem ser diluídos nas parcelas do financiamento.

“O mercado de energia solar está crescendo e ganhando espaço no Brasil. No ano passado, a capacidade instalada dessas placas alcançou 35.420 megawatts de potência, segundo dados da Aneel. Esse volume é superior à potência de duas usinas de Itapu. Como protagonistas do setor, incorporamos em nosso portfólio o seguro de placas solares e marcamos presença em todo o processo: do financiamento à manutenção do projeto”, explica Flávio Suchek, diretor-executivo de Varejo do banco BV, em nota.

Atualmente, o país conta com mais de 3,3 milhões de sistemas solares conectados à rede elétrica, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que projeta um crescimento de aproximadamente 26% na capacidade de geração para 2025.

Embora o interesse dos brasileiros por geração de energia verde esteja em ascensão, é importante ressaltar que projetos de energia solar são investimentos de alto custo e longa durabilidade, mas o funcionamento adequado do sistema depende da qualidade e da periodicidade da manutenção, que inclui a limpeza dos painéis e a eventual substituição de componentes, e agora, clientes do banco BV podem contar com soluções inteligentes e completas para a preservação desses bens. 

A iniciativa reforça a estratégia de ambas as empresas de consolidar a atuação no segmento de energia renovável, oferecendo soluções alinhadas às necessidades do setor. “Para a Brasilseg, trata-se de um avanço relevante no plano de expansão dos negócios. Buscamos ampliar nossa rede de parceiros a fim de fortalecer nossa presença no mercado e difundir a cultura da proteção no país”, destaca Amauri Vasconcelos, presidente da Brasilseg. 

O produto cobre danos causados por eventos da natureza, como queda de raio, incêndio, vendaval, ciclone e granizo, entre outros fenômenos extremos, além de acidentes elétricos, ocorridos durante a instalação, desmoronamento, roubo ou furto. O seguro também oferece serviços de assistência, como diagnóstico de desempenho na geração de energia, limpeza dos painéis e/ou do local afetado por eventuais acidentes, bem como cobertura provisória de telhados.

“Buscamos sempre oferecer seguros no contexto que faz sentido para o cliente final e ter produtos que vão além do básico para que realmente gere valor. No caso do seguro placa, por exemplo, incluímos também a limpeza anual da placa. Juntamos o útil, o seguro, ao necessário, a limpeza”, comenta Daniel Monteiro, diretor de Seguros, conta e cartão no banco BV.

A parceria para a comercialização do seguro para placas solares teve início em abril para todo o território nacional. A expectativa das duas companhias é de conquistar mercado especialmente nos estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, onde se concentra a maior parte dos sistemas fotovoltaicos instalados.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS