Allianz registra lucro operacional recorde de €4,2 bilhões no 1º trimestre de 2025

Allianz registra lucro operacional recorde de €4,2 bilhões no 1º trimestre de 2025Resultado representa 26% da meta anual da seguradora; volume de negócios cresce 11,7%

A Allianz reportou o maior lucro operacional trimestral de sua história no primeiro trimestre de 2025, alcançando €4,2 bilhões, um aumento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado representa 26% da meta intermediária da seguradora para o lucro anual.

O volume total de negócios aumentou 11,71%, passando de €48,4 bilhões no primeiro trimestre de 2024 para €54,0 bilhões, com crescimento em todos os segmentos, liderado pelo ramo de vida e saúde.

O lucro líquido ajustado atribuível aos acionistas permaneceu estável em €2,6 bilhões, já que o aumento do lucro operacional foi compensado por um resultado não operacional mais fraco e maiores despesas com impostos — incluindo uma provisão extraordinária relacionada à futura venda da participação da Allianz em joint ventures na Índia. Desconsiderando esse efeito, o lucro líquido ajustado cresceu 5%.

O lucro básico por ação aumentou 2,9%, chegando a €6,61. Em termos ajustados, o crescimento foi de 7%. O retorno sobre o patrimônio líquido ajustado anualizado foi de 16,6% — ou 17,2% ao se considerar o impacto da provisão tributária. Já o índice de solvência sob o regime Solvency II manteve-se estável em 208%, frente aos 209% registrados no final de 2024.

Com esses resultados recordes, a Allianz segue em trajetória de crescimento após registrar lucro operacional de €16,0 bilhões em 2024, alta de 8,7% sobre o ano anterior, com desempenho sólido em todas as unidades de negócio.

Comentando os resultados, o CEO Oliver Bäte afirmou que o desempenho da Allianz no primeiro trimestre e a confirmação da meta anual refletem a solidez financeira e a resiliência do modelo de negócios da companhia.

“O desempenho da Allianz no primeiro trimestre e nossa perspectiva reafirmada destacam nossa força financeira e modelo de negócios resiliente, que se beneficiam da atratividade de nossas propostas de valor aos clientes em meio à incerteza geopolítica e econômica”, disse Bäte. “Vemos essa incerteza e transformação como catalisadoras de inovação e crescimento, permitindo-nos buscar novas oportunidades e expandir nossas ofertas.”

Em 2024, o volume total de negócios da Allianz cresceu 11,2%, somando €179,8 bilhões, impulsionado principalmente pelos segmentos de vida/saúde e de seguros patrimoniais. O lucro líquido ajustado atribuível aos acionistas aumentou 10,1%, para €10,0 bilhões, enquanto o lucro líquido total atribuível aos acionistas subiu 16,3%, para €9,9 bilhões.

Meta de crescimento recorde em 2025

A Allianz confirmou que está no caminho para atingir sua meta de lucro operacional anual de €16,0 bilhões, com margem de variação de €1 bilhão para mais ou para menos. A seguradora destacou a robustez de seu balanço, baixa exposição a sensibilidades regulatórias do Solvency II e a demanda estável por seus produtos como fatores que sustentam sua capacidade de enfrentar a volatilidade do mercado e os desdobramentos geopolíticos.

Até o final do primeiro trimestre de 2025, a Allianz havia concluído €100 milhões do programa de recompra de ações de €2 bilhões, anunciado em 27 de fevereiro de 2025.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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