Tokio Marine celebra resultado de 2024 e mantém otimismo para 2025

Para 2025, a Tokio Marine está atenta ao potencial do mercado de energias renováveis, onde já atua com o produto Seguro Energia Sustentável Integrada

Mês de setembro é um corre corre nas seguradoras para preparar o orçamento do próximo ano. Na Tokio Marine Seguradora o clima é de otimismo. Em 2023, a subsidiária local de um dos maiores grupos seguradores do mundo registrou o melhor desempenho de sua história no Brasil, alcançando lucro líquido de R$ 1,4 bilhão, mais que o dobro dos R$ 570,1 milhões do ano anterior. Pela primeira vez, a companhia ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em lucro. O diretor executivo de Finanças e Administração, Daniel Dibe, atribui o resultado à ampla oferta de produtos e coberturas de seguros, preços competitivos, relacionamento com mais de 43 mil corretores e sólida governança corporativa. “Foi um ano excepcional”, afirma Dibe.

Apesar dos desafios enfrentados pelo setor de seguros em 2024, a Tokio Marine manteve crescimento de 8% no primeiro semestre, com um faturamento de R$ 6,4 bilhões em prêmios emitidos, comparado aos R$ 5,9 bilhões do mesmo período de 2023. A seguradora pagou R$ 3,1 bilhões em indenizações e registrou um Índice Combinado de 89,1%, refletindo o bom desempenho operacional.

Os efeitos das chuvas intensas no Rio Grande do Sul impactaram os resultados no primeiro semestre, mas a empresa adotou medidas rápidas de apoio, incluindo a aceleração de análises de sinistros e doações de mais de 22 toneladas de alimentos e itens de higiene para regiões afetadas por crises climáticas.

Uma das grandes vantagens competitivas da Tokio Marine é ser uma seguradora multiprodutos, o que ajuda a equilibrar resultados em tempos desafiadores. No primeiro semestre de 2024, a distribuição do portfólio por prêmios emitidos foi de Automóvel, 57,3%; Patrimonial, 18,7%; Transportes, 5,5%; Pessoas, 5%; Responsabilidades, 3,7% e Demais ramos, 9,8%. Produtos como o Seguro Viagem, com crescimento de 71,8% no período, Seguro Fiança Locatícia, com 62,5%, e o Seguro Garantia, com 117,3%, foram destaques no período. Além disso, a companhia investiu no Seguro Riscos Cibernéticos, que teve alta de 68,5%, refletindo a diversificação de seu portfólio.

Para 2025, a Tokio Marine está atenta ao potencial do mercado de energias renováveis, onde já atua com o produto Seguro Energia Sustentável Integrada. A companhia segura cerca de 15% da capacidade instalada de energia solar e eólica no Brasil. Além disso, o Seguro Garantia, impulsionado pela nova Lei de Licitações, também deve continuar em evidência. A seguradora lançou em junho de 2024 um plano de expansão do Seguro Garantia, visando se tornar referência no segmento em três anos.

O Seguro de Automóvel segue como uma área competitiva e promissora, com foco em modernização de coberturas e personalização de produtos. Já o Seguro Fiança Locatícia continua a crescer, sustentado pelo forte relacionamento da Tokio Marine com imobiliárias e melhorias no produto. 

Em relação a fusões e aquisições, Dibe destaca que, embora a companhia esteja sempre atenta às oportunidades de mercado, a estratégia da Tokio Marine permanece focada no crescimento orgânico, com investimentos em inovação e novos produtos. A filosofia do grupo, baseada no conceito de “Good Company”, visa não apenas o lucro, mas também a capacitação de colaboradores e o cumprimento de compromissos com a comunidade.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS