Petrobras contrata Sombrero Seguradora para emitir apólice de riscos operacionais onshore

Trata-se de uma das maiores apólices do Brasil em proteção de ativos e lucros cessantes

Fonte: Sombrero

A brasileira Sombrero Seguradora é a responsável pela apólice de Riscos Operacionais da Petrobras, empresa petrolífera de economia mista, atuante na exploração, produção, refino, transporte e comercialização de petróleo e seus derivados, além de gás natural. A apólice com validade a partir de 31/05/2024 foi emitida pela seguradora com o suporte do time de Natural Resources de Resseguros da WTW, conglomerado britânico-americano de serviços de seguros.

O montante segurado é de USD 116,6 bilhões em ativos e lucros cessantes, relativos a todas as operações downstream onshore da petroleira brasileira. Ou seja, cobre riscos operacionais relacionados a atividades de transporte, comercialização e refino de petróleo, bem como de transporte e comercialização de seus derivados, em território nacional. O valor segurado inclui todas as refinarias, unidades industriais e terminais de recepção e distribuição. Esta é uma das maiores apólices do Brasil em proteção de ativos e lucros cessantes.

A nomeação da Sombrero se deu após vencer o processo público licitatório. A Seguradora, apta pelos requisitos constantes do edital de licitação, apresentou o prêmio mais competitivo. “O risco foi integralizado dentro do tempo previsto, mesmo levando em consideração os termos e condições desafiadores”, afirma Márcio Rios, Diretor de Seguros da Sombrero.

O fechamento do negócio e a composição do painel de resseguradores se deu em meio à maior catástrofe climática já enfrentada no Brasil, as cheias dos rios e alagamentos que devastaram o Rio Grande do Sul, estado onde a petroleira possui importantes ativos. “Sabíamos que o mercado de resseguro estaria agravando o nível de risco de catástrofes naturais no Brasil devido a tensão quanto aos desdobramentos dos eventos ocorridos no Rio Grande do Sul, que elevaria o desafio do time da Sombrero e da WTW em efetivar a contratação da apólice em condições tão competitivas como as apresentadas”, conclui Márcio.

A emissão da apólice posiciona a Sombrero entre as congêneres que operam em grandes licitações e consolida sua estratégia de Seguradora Multiline, aberta para novos negócios dentro de um portfólio balanceado entre Seguros Agrícolas, Máquinas e Penhor Rural, Garantias, Seguros de P&C, Energy, Riscos de Engenharia e RD Equipamentos. A conquista recente também representa o retorno da WTW ao programa de seguros de Riscos Operacionais Onshore da Petrobras, da qual foi detentora anteriormente entre 2010 e 2021.”

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS