Consumidor poderá consultar seus seguros no portal Gov.br a partir do dia 13 de novembro

Em uma primeira fase, estarão disponíveis os dados de 800 milhões de apólices do ramo de danos, microsseguros e seguros de pessoas

O consumidor poderá consultar todos os seguros em seu CPF no site Gov.br a partir do dia 13 de novembro. “Com o novo sistema, todo cidadão brasileiro, por meio de sua conta “gov.br”, conseguirá pesquisar os seguros que possui em seu nome. Este será um grande marco para o consumidor de seguros, que poderá, ele mesmo, identificar se todas as suas apólices se encontram devidamente registradas e, principalmente, se todos os seguros que constam em seu nome foram voluntariamente e conscientemente por ele contratados”, afirmou Alessandro Octaviani, titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), em coletiva de imprensa realizada no último dia 7.

A primeira fase da plataforma, operada por quatro certificadoras autorizadas pela Susep a atuar com o SRO, Sistema de Registro de Operações, inclui os seguros de Danos, como de automóveis, habitacional, patrimonial, seguro residencial, de responsabilidades, rural, riscos financeiros como crédito e fiança locatícia, bem como microsseguros e seguros de pessoas em regime de repartição simples. Previdência privada aberta, seguros de vida, de viagem, prestamista, de acidentes pessoais, títulos de capitalização e empresas participantes do Sandbox, virão em breve, segundo a Susep.

A idéia é fazer um monitoramento sobre os dados de mais de 800 milhões de apólices neste primeira fase. Se tudo for bem, a plataforma avançará para os outros ramos. Segundo Octaviani, a plataforma traz benefícios para o consumidor, com mais transparência sobre seus contratos que estarão listados de forma simples e objetiva no portal. Para a própria Susep, pois ao disponibilizar esses dados ela pode ser notificada pelo consumidor, caso seja apurada alguma irregularidade. E para os seguradores, pois haverá um aumento de confiança do consumidor nos produtos, o que gera mais oportunidades de negócios.

“Outro benefício é que o consumidor que adquirir produtos de empresas que se passam por seguradoras, mas não são supervisionadas pela Susep, saberá que o que comprou não é seguro”, acrescenta Octaviani. “E isso trará mais credibilidade para o setor de seguros”.

Hugo Saisse, analista técnico, afirmou que a Susep está preparada para atender a demanda de consumidores. A Susep tem uma espécie de “perguntas e respostas” para tirar dúvidas e se não respondidas, o consumidor será direcionado para o atendimento da seguradora. Se a dúvida persistir, a ouvidoria da Susep está apta a prestar atendimento para esclarecer o consumidor.

O avanço faz parte da evolução do SRO, que é o projeto de modernização do envio de dados à Susep pelo mercado supervisionado através das empresas cadastradas como registradoras de operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros. Segundo os executivos da Susep, abrir a consulta ao público é um pequeno passo possibilitado pelo SRO. “Os dados gerados pelas seguradoras são enormes e certamente teremos muitas outras funcionalidades. Estamos apenas começando e esta fiscalização na era do Big Datta levará o mercado de seguros a um outro patamar de fiscalização e de experiência do consumidor”, garante Octaviani.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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