B3 auxilia Susep e seguradoras na implementação da nova plataforma de consulta de seguros

Ferramenta faz parte da modernização do SRO, sistema responsável por dar visibilidade a dados como apólices, contratos, sinistros, entre outras informações

Fonte: B3

Nesta segunda-feira (13), a Susep (Superintendência de Seguros Privados) lançou o Sistema de Consulta de Seguros, plataforma que permitirá que qualquer pessoa pesquise as suas apólices de seguro por meio do “gov. br”, ferramenta do governo federal que reúne diferentes serviços para os cidadãos brasileiros.

Essa consulta, que dará ao consumidor de seguros total transparência e visibilidade das condições dos contratos que estão em seu nome, faz parte do aprimoramento do SRO (Sistema de Registro de Operações), um projeto de modernização do envio de dados à Susep pelas empresas participantes do mercado supervisionado pela entidade. 

A B3, bolsa do Brasil, é uma das seis provedoras da infraestrutura para os registros das operações de seguro pelas empresas participantes e, para o funcionamento deste novo serviço, desenvolveu uma API (Interface de Programação de Aplicação, na sigla em inglês) para a Susep e o “gov. br”. Na prática, será por meio dessa tela que o consumidor poderá checar os seus dados e avaliar se existe alguma cobrança em aberto, um contrato indevido em seu nome ou se os seus contratos estão ativos, por exemplo.

A B3 é a maior entre as registradoras de operações de seguros, com cerca de 80% de participação no mercado. A bolsa prestou suporte tecnológico para que a Susep e as seguradoras pudessem criar os ambientes virtuais necessários para a operação e inserissem os dados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

“Essa entrega está conectada com o propósito da B3 de contribuir para que o mercado financeiro e o mercado de seguros estejam alinhados com o que há de mais avançado em termos de transparência, modernização de processos e sustentabilidade. Ao todo, foram mais de duas décadas em que o setor se debruçou sobre esse tema, com o objetivo de levar benefícios concretos para o consumidor”, comenta Ícaro Demarchi Araujo Leite, superintendente de Produtos de Seguros da B3.

Esse é mais um passo para a implementação do Open Insurance, iniciativa da Susep que integra o mercado segurador e possibilita que o consumidor compartilhe suas informações entre diferentes empresas credenciadas pela autarquia, a fim de obter maior controle dos seus próprios dados, além de acesso a produtos personalizados e ofertas mais adequadas ao seu perfil.

Com o Sistema de Consulta de Seguros, a previsão é que 800 milhões de apólices estejam disponíveis para pesquisa. Esse número, porém, será ainda maior, uma vez que algumas categorias, como previdência e capitalização, deverão entrar na plataforma em um momento posterior.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS