Fonte: Bradesco Saúde
Com o objetivo de promover acessibilidade e inclusão por meio da inovação tecnológica, a rede de clínicas Meu Doutor Novamed, do Grupo Bradesco Seguros, acaba de implementar o atendimento especializado a pacientes com deficiência auditiva. A ferramenta de tradução simultânea em Libras permite ao paciente uma comunicação sem barreiras em toda a sua jornada assistencial, desde o agendamento até a consulta com o médico.
O recurso de acessibilidade está disponível para acolher todos os que procuram pelos serviços da Meu Doutor Novamed, em qualquer uma das 31 clínicas da rede. A plataforma utilizada é uma central de Libras com tradução simultânea que facilita o diálogo entre médico, demais profissionais de saúde envolvidos no atendimento e o paciente. Pelo aplicativo, o paciente aciona uma videochamada intermediada por um intérprete de Libras, que traduz a conversa da pessoa com a deficiência auditiva para o ouvinte e vice-versa.
“Proporcionar acessibilidade faz parte do nosso modelo de atendimento com foco no cuidado integral do paciente. Esse novo formato de atendimento oferecido na rede Meu Doutor Novamed dá maior autonomia às pessoas que possuem a deficiência auditiva nessa jornada, tornando as suas experiências ainda mais completas e acolhedoras, a partir de recursos interativos que asseguram a plena comunicação com os médicos e equipe de atendimento”, explica Aline Thomasi, superintendente executiva da Bradesco Saúde e da Meu Doutor Novamed.
Como funciona?
O cuidado com o paciente começa ao agendar a consulta. Neste momento, ele recebe um vídeo explicativo em Libras sobre o funcionamento do aplicativo e aprende como utilizar a plataforma, antes mesmo da consulta. E assim, pode se preparar para o atendimento sem receio, sabendo que a sua comunicação com o médico ocorrerá com fluidez e qualidade nas interações. De maneira simples e direta, o paciente se conecta via aplicativo, e a conversa é intermediada por um intérprete de Libras, que traduz a em tempo real a consulta.