A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) adotou o login único da plataforma Gov.br para acesso ao formulário eletrônico disponível no portal para serviços de informação e registro de reclamações sobre planos de saúde. A medida amplia a segurança para os usuários do sistema, já que a plataforma do governo federal permite a verificação da identidade do titular de dados pessoais.
“Excelente iniciativa da ANS, pois amplia a segurança para os usuários de plano de saúde na obtenção de informações e registro de reclamações”, comentou Ricardo Bottas, CEO da UnitedHealth Group Brasil, em suas redes sociais.
As reclamações contra planos de saúde estão em alta. A ANS criou o IGR, um indicador que mede a satisfação do usuário com o plano de saúde. Leva em conta o número de clientes de cada plano e a quantidade de reclamações contra a empresa. Quanto maior o IGR, maior a insatisfação dos usuários com a operadora.
Esse número era de 15,5 em 2018, quando o índice foi criado. Em cinco anos, o IGR não parou de crescer. O índice atingiu 37 em 2022. Nos quatro primeiros meses de 2023, o indicador subiu para 44,8. Entre as principais reclamações registradas pela ANS estão o encolhimento das redes credenciadas, atendimentos negados e coberturas excluídas.
A partir de setembro de 2023, o acesso ao formulário eletrônico será feito exclusivamente pelo login único do Gov.br. Durante o período de transição, os consumidores já cadastrados na ANS vão poder entrar no sistema do Fale Conosco com o login/senha que já possuem ou pela conta do portal Gov.br. sendo que, nas duas formas de acesso, os dados e funcionalidades serão os mesmos.
Para novos usuários, o cadastro já deverá ser criado direto por meio do portal Gov.br, ou seja, não é possível gerar novas credenciais pelo portal da ANS.