Bradesco Seguros lucra R$ 1,8 bilhão no primeiro trimestre de 2023

A Bradesco Seguros registrou lucro de R$ 1,8 bilhão no primeiro trimestre, recuou de 6,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior e avanço de 10,6% considerando-se os últimos 12 meses. As operações de seguros do grupo Bradesco Seguros contribuíram com o resultado operacional de R$ 3,7 bilhões no primeiro trimestre do banco, que contabilizou R$ 4,3 bilhões de lucro recorrente neste período.


“Com a evolução do sistema de trabalho híbrido e em home office, notamos que a população percebe cada vez mais a importância de proteger sua casa. Inclusive, nesta semana, incrementamos ainda mais nosso portfólio nessa linha de negócios, com o lançamento do produto Residencial Conteúdo, que estende a proteção do seguro aos itens contidos dentro da residência”, destaca o presidente do Grupo Bradesco Seguros, Ivan Gontijo, em nota divulgada.

O faturamento registrou expansão de 13% no primeiro trimestre de 2023, frente ao mesmo período de 2022, totalizando R$ 25 bilhões, de acordo com o balanço publicado. O resultado financeiro cresceu 23,4% no trimestre, influenciado pelo comportamento dos índices econômico-financeiros.

A evolução do faturamento, a melhora do Índice de Comercialização e a boa performance da margem financeira contribuíram para o avanço do resultado das operações de seguros, previdência e capitalização, que alcançou R$ 3,7 bilhões no trimestre, crescimento de 11,7% em relação ao 1T22, superando o guidance do grupo segurador estabelecido para o ano, de 6% a 10%.

O grupo destaca o crescimento de 13,4% do resultado operacional em comparação ao mesmo período do ano anterior e a permanência do Índice de Eficiência Operacional em 3,7%, um dos melhores níveis dos últimos anos.

As provisões técnicas cresceram 10,6%, alcançando R$ 333 bilhões, com destaque para os ramos de Saúde, Vida e Previdência, e os ativos financeiros evoluíram 7,6%, alcançando R$ 353 bilhões. Em indenizações e benefícios, foram pagos R$ 12,3 bilhões no primeiro trimestre, alta de 16% em relação ao mesmo período de 2022.

No trimestre, sempre com foco na centralidade do cliente, visando proporcionar a melhor experiência ao longo de sua jornada, e no apoio ao corretor, o Grupo Segurador seguiu intensificando esforços e investimentos em inovação e tecnologia, evoluindo em sua estratégia de processos e transformação digital. O faturamento resultante da comercialização de produtos, com mais de 765 mil transações por meio das funcionalidades disponíveis em seus canais online, ultrapassou R$ 762 milhões no 1T23, o que representa um crescimento de 45% em relação ao 1T22.

A Atlântica Hospitais e Participações – empresa de gestão e investimentos em hospitais e saúde do Grupo Bradesco Seguros – e o Hospital Israelita Albert Einstein anunciaram a formação de uma joint venture para a constituição de um novo hospital na cidade de São Paulo. Com investimento total estimado em R$ 600 milhões, a unidade terá 300 leitos com acomodações individuais (60 para UTI Adulto), todas as especialidades médicas, além de maternidade, UTI neonatal, pediatria e UTI Infantil. As obras, sob responsabilidade da BSP Empreendimentos Imobiliários, empresa que também integra o Grupo Segurador, deverão ser finalizadas em 2027.

A Bradesco Saúde adotou um novo modelo de coparticipação, que tornou seus planos mais flexíveis e acessíveis às pequenas empresas, e também lançou, para o beneficiário, um simulador de coparticipação, que proporciona mais transparência e planejamento nos custos. Em outra iniciativa para o segmento de pequenas empresas, a companhia aprimorou a experiência do corretor no Portal de Negócios, com o uso da Bradesco Inteligência Artificial (BIA) em determinados processos.

A Bradesco Saúde alcançou no período, mais uma vez, a pontuação máxima (1,0) no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS) 2022 (ano-base 2021), concedido pela ANS. Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, conquistou o primeiro lugar na categoria Plano de Saúde da pesquisa “Os Mais Amados do Rio”, promovida pela Revista Veja Rio em parceria com a empresa de tecnologia MindMiners.

No segmento de Previdência Privada, a Bradesco Vida e Previdência lançou uma família de fundos de previdência Target Date (Data Alvo), nas modalidades PGBL e VGBL. Com modelo de gestão inovador no mercado brasileiro, sob a responsabilidade da Bradesco Asset Management (BRAM), e alinhado às melhores práticas internacionais de alocação de ativos de Previdência, o produto tem como principal caraterística o ajuste automático da carteira ao longo da fase de acumulação, sem necessidade de realocação de fundos. Estão disponíveis vencimentos programados para 2030, 2040, 2050 e 2060.

A empresa também lançou três fundos de previdência privada para diferentes perfis de investidores, sendo dois deles em parceria com gestores terceiros. Somada à crescente sofisticação da grade de produtos promovida nos últimos anos, as novas iniciativas reforçam o compromisso da Bradesco Vida e Previdência de oferecer soluções completas em previdência privada para todos os momentos de vida e necessidades de seus clientes. No ramo Vida, a empresa realizou mudanças para aprimorar a jornada de contratação de seus produtos.

Nos segmentos de seguros Auto e Residencial, a Bradesco Auto/RE teve importante atuação no pagamento de indenizações e prestação de assistência a segurados afetados por desastres naturais decorrentes das chuvas do verão. O destaque ficou por conta da Operação Emergencial de Tratamento de Sinistros, realizada no litoral Norte de São Paulo, agilizando a avaliação de danos e a indenização a segurados prejudicados pelas chuvas. Em Ramos Elementares, cabe ressaltar a evolução do segmento Residencial, cujo faturamento cresceu 25,5% no trimestre, frente ao mesmo período de 2022.

A Bradesco Auto/RE também passou a utilizar a Inteligência Artificial (I.A.) na detecção de perda total (P.T.) de automóveis, oferecendo às oficinas referenciadas de todo o Brasil o suporte de uma base de dados estruturada. E expandiu a atuação da frota de minivans para serviços de atendimentos de assistência residencial, que agora está presente nas capitais e em algumas das principais cidades de seis estados.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS