Seguradora Mapfre avança 45% em vendas em 2022, para € 4,8 bilhões, e lucro avança 93%

O lucro da MAPFRE no Brasil alcançou 144 milhões de euros em 2022, 93% a mais do que no ano anterior

O grupo segurador Mapfre registrou crescimento de 45% em emissão de prêmios na comparação com 2021, atingindo 4,8 bilhões de euros em volume total, informa comunicado global. O lucro líquido atingiu 144 milhões de euros, 93% acima do registrado em 2021. De acordo com comunicado, o forte resultado foi impulsionado, principalmente, pela evolução da diversificação dos negócios firmados pela companhia ao longo dos últimos 12 meses e pela valorização do real no período – cerca de 18%.

O crescimento das vendas foi o mais alto entre todas as regiões em que o grupo opera no mundo, posicionando-se à frente do crescimento que a seguradora obteve na América do Norte (25%), América Latina Sul (23%) e Ibéria (0,4%). Na análise sobre ramos, os Seguros Gerais foram os que mais contribuíram para os negócios da companhia no Brasil, com 2,7 bilhões de euros em prêmios, um aumento de 58% no período de um ano. O segmento de Vida também obteve um bom desempenho em prêmios, com 1,5 bilhão de euros arrecadados (crescimento de 30%), seguido pelos seguros de Automóvel, com 623 milhões de euros (35,1%).

Na avaliação do CEO da Mapfre no Brasil, Fernando Pérez-Serrabona, os resultados positivos refletem a solidez da companhia, que, com eficiência operacional e resiliência frente aos desafios econômicos, conseguiu realizar investimentos que tornaram seu modelo de negócios competitivo. “O Brasil é estratégico para os negócios da companhia e um dos mercados com maior potencial de crescimento no setor de seguros. Temos objetivos claros para seguir com precisão e sustentabilidade em nossos ramos de atividade. Nossos investimentos em melhoria de processos internos e na experiência do cliente, principalmente, com modelos de tarifação e subscrição adequados a realidade do mercado e incremento da oferta multicanal, contribuíram de forma significativa para os resultados observados em 2022, traçando um horizonte promissor para 2023”, explica o executivo. 

Brasil em destaque 

Em 2022, o Brasil se firmou como a segunda região mais relevante para as receitas globais do grupo Mapfre, com pouco mais de 24% de participação em prêmios, atrás de Portugal e Espanha, que detém, juntos, 37% da fatia dos negócios globais. Os números refletem a evolução dos negócios no segmento Vida Risco, cujo lucro cresceu consideravelmente, passando de 2 milhões para 54 milhões de euros, fruto da diminuição da taxa de sinistralidade derivada do Covid-19. Da mesma forma, o lucro do negócio agrícola cresceu 143% frente a 2021, apesar do impacto da seca no norte e sul do país.

Resultado global

No consolidado de 2022, o grupo Mapfre atingiu globalmente 24,5 bilhões de euros em prêmios, o que representa um aumento de quase 11% na comparação com 2021. O resultado reflete uma melhora geral do negócio de seguros em praticamente todas as regiões, com aumentos significativos na América Latina e América do Norte, bem como nos negócios de resseguro e grandes riscos, além da valorização de quase todas as moedas em relação ao euro.

Já com relação aos lucros, a Mapfre atingiu a cifra de 642 milhões de euros, uma redução de 16% na comparação com 2021. As elevadas taxas de inflação nos mercados e o aumento da sinistralidade de automóveis e decorrente de eventos climáticos impactaram as contas da companhia. Do lado positivo, contribuíram a evolução de novos negócios na América Latina e os resultados da Mapfre RE, a resseguradora do grupo, além do desempenho nos ramos de Seguros Gerais e Vida.  

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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