ARTIGO: Qual será o comportamento futuro do mercado de seguros com a persistência da inflação?

por Diogo Arndt Silva, sócio fundador e CEO da Rede Lojacorr

O mercado de seguros nas últimas duas décadas mostrou que foi capaz de crescer em diferentes cenários econômicos: com juros altíssimos e com os juros mais baixos que já vivenciamos, com uma condição muito próxima do pleno emprego e com altas taxa de desemprego, e também com o otimismo do PIB crescendo e com o pessimismo da economia em recessão. Sim, o mercado de seguros se mostrou muito resiliente em todas essas divergentes realidades.

  Porém, quando recorremos a dados históricos da década de 70 até o início de 1994, onde longos períodos de inflação e até hiperinflação assolaram nossa economia, o mercado de seguros teve dificuldade em manter crescimento real, isto é, acima da inflação. Isso porque a inflação corrói o poder de compra da população e a referência de valor do dinheiro se deteriora ao longo do tempo. Nas décadas que antecederam o Plano Real, o mercado de seguros ficou estagnado e representava cerca de 1% do PIB. Após a implantação do Plano Real, com o controle da inflação, o mercado de seguros cresceu 3,7 vezes ou um crescimento real de 5,3% ao ano no período de 1996 a 2021, conforme o levantamento feito pelo economista Marcio Coriolano, ex-presidente da CNseg. 

As questões que ficam agora são: O cenário inflacionário atual será persistente? Qual será o comportamento futuro do mercado de seguros com a persistência da inflação?

A projeção de crescimento da inflação para a economia global tem aumentado em função  de alguns fatores como a guerra na Ucrânia, e com isso um novo choque na oferta em função da quebra de cadeias de suprimento; mas também e, principalmente, como consequência do brutal aumento da oferta monetária promovida pelos bancos centrais como forma de socorrer suas economias durante a pandemia.     

O aumento e a persistência da inflação têm levado ao aperto da política monetária em diversos países e intensamente no Brasil, isto é, através do aumento da taxa de juros como forma de segurar a atividade econômica na tentativa de controlar a inflação. Porém também sabemos que a política monetária tem limitações e sem um ajuste fiscal forte e responsável a deterioração do ambiente econômico poderá persistir. 

O mercado de seguros, ou poderíamos chamar de o novo mercado de seguros, evoluiu muito nos últimos com a diversificação de produtos e canais de distribuição. O foco foi investir em tecnologia para melhorar a experiência dos corretores e consumidores. O desenvolvimento de uma ampla rede de corretores de seguros profissionais também contribuiu muito para a ampliação da cultura de seguros em nossa sociedade e conquistar a confiança de ainda mais consumidores. Atualmente, diferente da época em que convivemos num cenário inflacionário, os seguros passaram a fazer parte do orçamento de muitas famílias e empresas como um investimento na preservação do patrimônio da renda. 

Tudo indica que teremos momentos turbulentos na economia nos próximos anos, mas certamente as seguradoras e corretoras que se organizaram bem nos últimos anos com infraestrutura, tecnologia, governança e gestão estarão preparadas para superar as adversidades e sairão ainda mais fortes quando a tempestade passar.                

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS